Santo do dia › 07/10/2019

Nossa Senhora do Rosário

Diz uma tradição que Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da ordem dominicana, e lhe ensinou a rezar o Rosário. Foi aí que nasceu a prática desta oração como devoção a Maria, por sua participação nos mistérios da vinda do Filho de Deus.

De acordo com alguns testemunhos o objeto, que chamamos de terço, já existia muito antes da devoção do rosário. O costume de usar pedrinhas juntadas umas as outras para manter a concentração nas orações já era ensinado pelo venerável São Beda.

O Rosário tem o significado de uma guirlanda de rosas oferecida a Nossa Senhora. O costume de oferecer flores para as pessoas queridas remonta a Idade Média. Desde então Maria recebe muitas rosas em forma de orações.

Foram os frades dominicanos que tiveram o mérito de disseminar a devoção ao Rosário, que passou a ser a forma de oração mais popular entre as famílias religiosas, a noite, em casa. Ele é formado pelas duas orações básicas do catolicismo: o “Pai Nosso”, ensinado pelo próprio Jesus Cristo, e a “Ave Maria”, nascida da Anunciação feita pelo Anjo Gabriel a Virgem Maria e das palavras de sua prima Santa Isabel.

Enquanto se reza, ele nos leva a meditar sobre os mistérios da vinda do Filho de Deus entre nós, isto é: anunciação, nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Com a reforma do calendário litúrgico de 1960 a “Festa do Santo Rosário” como era chamada, passou a ser o dia da comemoração de “Nossa Senhora do Rosário” e o mês de outubro dedicado ao Rosário e a todas as missões apostólicas.

Rezemos hoje, na festa de Nossa Senhora do Rosário, nossa saudação mariana:

Ave Maria, cheia de graça…

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Por A12