Curiosidades

Como Maria e José se conheceram?

Aleteia › 12/02/2019

Será que eles se apaixonaram?

Antigamente, o casamento era bem diferente do que é hoje.

Os casais normalmente não tinham o privilégio de escolher seu futuro cônjuge. E há muitas histórias sobre como José teria conhecido Maria e em que circunstâncias eles se casaram.

Algumas tradições sustentam que José era um senhor viúvo, enquanto outras afirmam que ele era um jovem robusto. De qualquer forma, existe uma narrativa do Protoevangelho de Tiago (um antigo “evangelho” não-canônico) que oferece uma explicação de como os dois se conheceram.

Sustenta-se que a Virgem Maria foi confiada ao Templo em tenra idade e quando ela atingiu a puberdade, procuraram um marido para ela. Diz a narrativa:

E o sumo sacerdote entrou, levando o manto com os doze sinos ao santo dos santos; e ele rezou sobre ela. E eis que um anjo do Senhor estava em pé junto a ele, dizendo-lhe: Zacarias, Zacarias, sai e ajunta os viúvos do povo, e traze cada um a sua vara; e a quem quer que o Senhor mostre um sinal, sua esposa será ela. E os arautos saíram por todo o circuito da Judeia, e a trombeta do Senhor soou, e todos correram.

José, jogando fora o seu machado, saiu ao encontro deles; e quando eles se reuniram, foram embora para o sumo sacerdote, levando consigo as suas varas. E ele, tomando as varas de todos eles, entrou no templo e rezou. Tendo terminado a sua oração, tomou as varas e saiu, entregando-as, mas em nenhuma havia sinais, e José tomou a vara por último; e eis que uma pomba saiu da vara e voou sobre a cabeça de José. E o sacerdote disse a José: Fostes escolhido por sorte para guardares a virgem do Senhor … José disse a Maria: Eis que eu te recebi do templo do Senhor, e agora deixo-te na minha casa e saio para construir os meus edifícios e virei a ti. O Senhor te protegerá.

Existem outras histórias semelhantes, inclusive algumas que dizem que José era mais novo.

Seja qual for o caso, o certo é que Deus escolheu José como marido de Maria, sabendo que ele era um “homem justo”, digno de proteger a nova “arca da aliança”, que levaria o salvador do mundo.

Embora possa não ter sido um encontro romântico (segundo as sensibilidades modernas), o encontro deles foi providencial, e eles cresceram em amor mútuo, proporcionando um belo lar para o menino Jesus crescer.

Por Aleteia

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Array

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!