-
Confira os horários das Celebrações de Quarta-feira de Cinzas -
Padre Luís Ricardo da Silva Gracio é ordenado presbítero -
Festa de N. S. Candelária se encerra amanhã (2) com missas e procissão motorizada -
Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas? -
O que a Igreja orienta sobre o jejum e abstinência de carne? -
Papa institui o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos -
Papa: a Bíblia não foi escrita para uma humanidade genérica, mas para nós -
Papa: louvar é como respirar oxigênio puro -
Ano “Família Amoris Laetitia” terá propostas para acompanhar e apoiar as famílias -
No Ano de São José, o dom das Indulgências -
Papa convoca o “Ano de São José” -
Dom Vicente anuncia ordenações e transferências de presbíteros -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para o Natal -
Itu realiza carreata em defesa da vida no dia 13 de dezembro -
7 meios espirituais para aproveitar ao máximo o Advento -
Quando devo montar a árvore de Natal? -
Papa aos jovens: tornamo-nos aquilo que escolhemos, tanto no bem quanto no mal -
Fomos criados no tempo para sermos eternos -
Papa: voltem à Missa, a Eucaristia é real, não virtual -
Seminário online abordará o legado de São João Paulo II
Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é uma igreja ou templo paroquial: “um edifício destinado ao culto divino, no qual os fiéis têm direito de entrar para a celebração, sobretudo pública, do culto divino” (Código de Direito Canônico, cânon 1214).
Portanto, é preciso evitar nas igrejas qualquer coisa que não esteja em consonância com a santidade do lugar (cânon 1220). A igreja não é um lugar sombrio, mas tampouco um lugar de diversão; é acima de tudo uma casa de oração.
As igrejas são lugares sagrados porque nelas está o Santíssimo Sacramento, e sua presença exige de nós a maior reverência possível. É por isso que, ainda que não esteja sendo celebrada a missa, o ambiente na igreja deve ser propício para a oração e o respeito a Deus.
Em um lugar sagrado só se pode admitir aquilo que favorece o exercício e incentivo do culto, da piedade e da religião, e se proíbe o que não estiver de acordo com a santidade do lugar. No entanto, o bispo local pode permitir, em casos concretos, outros usos, quando não forem contrários à santidade do lugar (cânon 1210).
Os atos não litúrgicos em uma igreja paroquial sempre terão um caráter extraordinário, serão atos pontuais e excepcionais.
Corresponde ao bispo diocesano autorizar ou não cada caso concreto (por escrito), buscando o bem espiritual dos fiéis; ele poderá autorizar, por exemplo, concertos de música sacra e outros atos culturais ou institucionais (literários, acadêmicos), mas levando em consideração a natureza e o conteúdo do ato.
Levando tudo isso em consideração, entende-se que na igreja não se deve mascar chiclete, chupar bala, comer nem beber. Por quê? Simplesmente porque isso não corresponde à dignidade do lugar.
Porém, tampouco podemos cair no outro extremo. Se alguma pessoa precisa tomar um remédio no meio da missa (por exemplo, alguém que sofre de hipoglicemia), não há problema algum em fazê-lo, e isso não rompe o jejum eucarístico.
Ou se um bebê tem fome, também é permitido amamentar na igreja. E foi justamente isso que o Papa Francisco recordou ao dizer: “Quando um bebê chora porque está com fome, eu digo às mães: se o seu filho está com fome, alimente-o aqui, com toda tranquilidade”.
Por Aleteia
-
6 práticas concretas para viver a Quaresma -
Quaresma, tempo de jejum e penitência -
Confira 6 dicas para participar bem da Santa Missa -
Um novo ano começou e quais são seus planos, sonhos e metas? -
Dicas para formar a espiritualidade na família -
O que é exatamente a missa e por que preciso ir a ela todo domingo? -
Um guia para ajudar seu filho a descobrir sua vida espiritual -
Boas maneiras que você deve adotar na Missa -
Preciso me confessar antes de voltar à Missa? -
O que é essencial nesta vida? -
Da Regra de São Bento para todo cristão: os instrumentos das boas obras -
Como amar mais e melhor -
Qual a origem da festa de Corpus Christi? -
Os 12 frutos do Espírito Santo -
Faça da sua casa uma casa de oração -
10 conselhos para participar da missa transmitida pela TV ou pela Internet -
Por que 40 dias de Quaresma? -
Como despertar o valor da Santa Missa nas crianças? -
Guia para uma boa confissão -
Por que celebramos, na Igreja, a Festa de Cristo Rei?