Estilo de Vida

4 rituais que você deveria adotar em sua vida matrimonial

Aleteia › 01/07/2021

Um guia sobre como fortalecer ainda mais o seu casamento

Certa vez, o famoso terapeuta de casais William Doherty disse que, no mundo moderno, existem forças capazes de levar qualquer um de nós a qualquer direção. Portanto, devemos decidir se optaremos por fazer uma reviravolta ou se nos permitiremos ir aonde a corrente nos levar. Para ele, a chave do sucesso é incluir “rituais” em nossa vida familiar.

Ter uma agenda familiar ajuda neste propósito. Através de um planejamento adequado, os casais podem passar um tempo de qualidade juntos, o que os fará preencher suas vidas com ótimas lembranças. Isso, por sua vez, vai ser um importante modo de cuidar do amor conjugal.

Quando os casais incorporam compromissos e “rituais” diários, semanais, mensais, anuais, além de momentos especiais a dois em suas vidas, o casamento fica mais forte.

Abaixo, algumas ideias de como fazer esta “agenda” a dois.

Rituais diários

Todo dia é cheio de oportunidades para o amor! Você pode estar no supermercado pegando o chocolate favorito do seu cônjuge e, dessa forma, inconscientemente, você se une em pensamento a ele através do simples fio das tarefas comuns da vida cotidiana. Porém ter um ritual diário prático permite que a mensagem de amor seja mais clara e diretamente entregue e recebida.

Um desses rituais pode ser o exercício intencionalmente planejado de dar um abraço caloroso no outro por um minuto todos os dias ou dar um ao outro mais do que apenas um beijinho, mas beijos que realmente duram vários segundos. Passar o tempo sentado cara a cara e olhando um para o outro profundamente nos olhos é outra sugestão. Completando a lista, você pode também estabelecer um horário para rezar junto com seu cônjuge pela manhã ou à noite.

Rituais semanais

Em meio à correria desenfreada do dia a dia, programar um dia a cada semana para passar um tempo com quem você ama está se tornando cada vez mais importante. Pode ser um passeio, um café no meio da tarde, um jantar romântico, um cinema, um teatro ou qualquer outro programa que vocês gostem.

Alguns passeios podem envolver uma despesa extra, como o pagamento de uma babá, caso o casal tiver crianças que precisam de uma atenção enquanto papai e mamãe passam algumas horas fora. Mas este é um gasto que vale a pena planejar e pode ser visto como um investimento no casamento e na vida familiar.

O importante é programar esses passeios a dois, escolhendo um dia da semana para fazê-lo. Por exemplo, se a noite de quinta-feira for a melhor opção para o casal, reserve a data e cumpra rigorosamente este compromisso com seu cônjuge todas as semanas.

Rituais mensais

Nós estamos sempre tão ocupados, vivendo sob a tirania de nossos dispositivos móveis e enfrentando essa ou aquela crise, que podemos acabar passando longos períodos de tempo sem nutrir uma conversa profunda e significativa com nosso cônjuge.

Há uma grande necessidade de os maridos e as esposas sentarem juntos para planejar e, em certo sentido, criar mentalmente e espiritualmente o futuro da família.

Passar um dia só você e seu esposo (ou sua esposa), ir para outra cidade ou para o campo, fazer um passeio de bicicleta e ficar longe do trabalho e da rotina da vida diária em casa é bom. Reservar um tempo para compartilhar o que está acontecendo em suas vidas e discutir as áreas problemáticas e as preocupações que precisam ser abordadas e resolvidas também pode ser incrivelmente útil.

Outra sugestão é fazer um retiro ou uma excursão a dois. Isso pode ter um efeito tremendamente positivo, permitindo que o casal volte renovado e mais centrado. Esse tipo de retiro é vital para o casamento e para a família.

Medos ou sentimentos de culpa podem surgir quando vocês deixam as crianças para trás por alguns dias. Mas o importante é lembrar que esse programa será bom para elas também, pois será um meio de fortalecer cada vez mais toda a família.

Rituais anuais

A celebração principal de todo o ano, é claro, deve ser a do aniversário de casamento. A data pode se tornar um momento para um encontro especial com o outro. Que tal passar um fim de semana juntos, indo para o mesmo hotel onde vocês passaram a lua de mel ou a noite de núpcias? Ou, talvez, fazer uma viagem mais longa, se vocês puderem?

O compromisso a dois de todos os anos fornece uma resposta poderosa e proativa ao desafio de manter o amor vivo na sociedade de hoje. É uma maneira prática de tornar o relacionamento uma prioridade. E é um exemplo de comprometimento, que mostra aos seus filhos como o casamento é importante.

Tire fotos desses bons momentos compartilhados, revele-as e coloque tudo em um álbum ou em qualquer outro lugar da casa. Isso ajudará ainda mais a manter vivos esses momentos importantes.

Enfim, essas experiências diárias, semanais, mensais e anuais criam memórias, preenchem nossos tanques emocionais e ajudam a satisfazer as necessidades fundamentais do casal. Não há palavras para descrever a importância de passar um tempo de qualidade com quem você ama. Um casal que faz isso regularmente verá cada vez mais os frutos dessas experiências no casamento – e, no futuro, eles vão querer cuidar dos netos para que seus filhos e filhas façam o mesmo com seus cônjuges.

Por Aleteia

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!