-
O Exercício Espiritual da Via Sacra -
Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas? -
Quaresma, tempo de jejum e penitência -
O que a Igreja orienta sobre o jejum e abstinência de carne? -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para o Natal -
7 meios espirituais para aproveitar ao máximo o Advento -
Por que os anos litúrgicos são divididos em A, B e C? -
5 pensamentos do Papa Francisco sobre Vocação -
Maria: o segredo das famílias santas -
Dez destinos no mundo para o peregrino católico -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para a Páscoa -
Confira os horários das Celebrações de Quarta-feira de Cinzas -
Papa: o cristão é como São José, deve proteger -
Um novo ano começou e quais são seus planos, sonhos e metas? -
Confira os horários das Celebrações de Natal e Ano Novo -
Por que celebramos, na Igreja, a Festa de Cristo Rei? -
Fomos criados no tempo para sermos eternos -
10 razões para amar e honrar a Virgem Maria -
A Eucaristia e a Missão -
Papa: voltem à Missa, a Eucaristia é real, não virtual
Você conhece pessoas autênticas? Você é uma delas? Sabe como elas são?
É possível que você tenha convivido ou conviva com uma pessoa desse tipo e não saiba. Estas pessoas são uma rajada de ar que refresca a sua vida e preenchem qualquer espaço no qual estejam. São fáceis de identificar porque quando chegam na sua vida, inundam com uma boa vibração, alegria e inspiração.
A sua forma de ser é agradável e qualquer um ao seu lado se sente bem e confiante. As pessoas autênticas fazem você se sentir tão bem, que lhe permitem ser você mesmo. Ao seu lado, você pode se esquecer de posses e ideias preconcebidas. Sabem que cada um é especial e farão você se sentir único. Vejamos a seguir os principais traços das pessoas autênticas.
1. Fazem ouvir as suas opiniões e se expressam sem temor
As pessoas autênticas sabem que existem poucos motivos pelos quais as opiniões devem ser mantidas ocultas. Se essas pessoas têm algo a dizer, simplesmente o fazem. Agora, sempre têm cuidado para não machucar ou ferir os outros com as suas opiniões. Procuram se fazer ouvir e fazem valer a sua opinião, mas não querem ferir ninguém.
Muitas vezes preferimos ocultar as nossas opiniões porque tememos ser criticados. As pessoas autênticas sabem que a crítica é muito comum mas que nem sempre está relacionada à sua pessoa. Entendem que a opinião que os outros tem sobre eles é algo exterior. Uma das suas melhores qualidades é que sabem as opiniões não devem ser tomadas como algo pessoal.
“Não se deve temer aqueles que têm outra opinião, e sim aqueles que têm outra opinião mas que são muito covardes para manifestá-la” (-Napoleão I-)
2. Agem segundo motivações internas e não externas
Quando foi a última vez que você fez algo só porque você tinha vontade de fazê-lo? As pessoas autênticas regem as suas vidas pela sua própria escala de valores e fazem somente aquilo que desejam. Sabem que não podem depender dos outros para serem felizes, nem conseguir alcançar os seus objetivos. São independentes e estão dispostos a se arriscar para chegar onde desejam.
3. O seu melhor amigo é o seu “eu interior”
As pessoas autênticas são muito diferentes entre si. Algumas têm muitos amigos porque se relacionam com facilidade. Outras são mais introvertidas e preferem ter poucos amigos que sejam muito próximos. Você nunca vai vê-los fazendo algo que vá contra a sua escala de valores, e o seu diálogo interior é positivo. Eles não sabotam a si mesmos, nem fazem coisas que possam prejudicá-los.
4. Evitam julgar
As pessoas autênticas sabem que não é fácil seguir o seu próprio caminho, por isso não perdem tempo julgando os outros. É provável que se elas têm algo a dizer ou uma opinião sincera, irão expressá-la. Depois esquecerão o assunto e deixarão que você tome as suas próprias decisões. Você pode contar com eles de forma honesta.
5. Conhecem e valorizam as suas características particulares
Embora a mídia tente nos convencer de que certos padrões de beleza são os adequados, as pessoas autênticas sabem que cada um é especial. Elas não se preocupam em cumprir com padrões de beleza. Elas se concentram em conhecer a si mesmas e se valorizam pelo que são. Também conhecem os seus defeitos ou pontos fracos, e aprenderam a tirar proveito deles ou a diminuir os seus efeitos negativos.
6. Não dão conselhos que eles mesmos não fariam
As pessoas autênticas sabem que criticar, julgar ou falar demais é negativo. Também sabem que dar uma opinião ou conselho é mais fácil que segui-lo. Por isso, quando você lhes pede um conselho, pensam bem antes de falar. Você os reconhecerá porque são as pessoas que dão os conselhos mais realistas. É que falam da sua própria experiência porque não sugeririam fazer algo que eles mesmos não fariam.
7. Cuidam-se física e emocionalmente
As pessoas autênticas valorizam quem são e fazem o possível para manter o seu corpo e sua mente em forma. Elas dão a si mesmas tempo para realizar os seus rituais de beleza, saem para fazer exercícios, cuidam da sua alimentação e das suas relações interpessoais. Sabem que a vida consiste em estabelecer prioridades e dar a cada coisa a sua importância e tempo.
As pessoas autênticas respiram livres e permitem que quem os rodeia seja honesto.Talvez você mesmo seja uma dessas pessoas mas não tinha percebido, ou tenha ao seu lado uma pessoa autêntica. Se você tem uma dessas pessoas ao seu lado, valorize-a e aceite-a pois ela fará o mesmo com você.
Por A Mente é Maravilhosa (via Aleteia)
-
6 práticas concretas para viver a Quaresma -
Por que 40 dias de Quaresma? -
Guia para uma boa confissão -
Os benefícios da Eucaristia para a vida interior -
Dicas para formar a espiritualidade na família -
O que é essencial nesta vida? -
“Orar pelos mortos expressa uma profunda comunhão e ajuda recíproca” -
Você conhece o verdadeiro significado da Ave-Maria? -
5 conselhos práticos para uma boa oração com a Bíblia -
Como a Bíblia foi escrita? -
Por que confessar-se? -
Como despertar o valor da Santa Missa nas crianças? -
Saiba o que o Catecismo ensina sobre a Eucaristia -
O que é exatamente a missa e por que preciso ir a ela todo domingo? -
Um guia para ajudar seu filho a descobrir sua vida espiritual -
Boas maneiras que você deve adotar na Missa -
Preciso me confessar antes de voltar à Missa? -
Da Regra de São Bento para todo cristão: os instrumentos das boas obras -
Como amar mais e melhor -
Os 12 frutos do Espírito Santo