Curiosidades

Por que Santo Antônio é representado com um lírio na mão?

Aleteia › 10/06/2020

Conheça o significado da flor e de outros elementos que aparecem na representação artística do santo dos grandes milagres

Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja Católica. É conhecido como “santo casamenteiro” e “fazedor de milagre”. Mas não é só isso. Santo Antônio foi um excelente pregador e nos deixou pensamentos inspiradores sobre fé e humildade.

Breve histórico

Fernando Antônio de Bulhões, nome de batismo de Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Pertencia a uma família nobre e rica. Teve educação cristã. Aos 19 anos, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, mas depois de um tempo virou franciscano. Na volta de uma de suas viagens missionárias, conheceu pessoalmente São Francisco de Assis. De tanto estudar o Evangelho, virou um excelente pregador. Operou vários milagres e deixou uma grande obra teológica. Morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade.

Iconografia

A iconografia de Santo Antônio, ou seja, a maneira pela qual ele é representado na Arte, expressa muito dessa história. Conheça alguns desses elementos iconográficos e seus significados.

O lírio

A partir do XV, Santo Antônio é representado com um lírio na mão. A flor lembra a estação em que Antônio morreu (primavera na Europa). Além disso é uma flor do campo, medicinal, ornamental e frágil, que pode remeter à pureza, à castidade e ao testemunho de uma vida entregue a Deus. O lírio ainda carrega um outro atributo: simboliza a natureza, muito valorizada pelos franciscanos.

O livro

Este elemento representa o Evangelho e a sabedoria de Antônio, o pregador que reuniu multidões.

O hábito franciscano

Este elemento sempre esteve presente na representação artística de Santo Antônio. No século XV, entretanto, apareceram algumas representações do santo com um hábito cinza, dos penitentes ou mendicantes. Porém, o corte tonsurado do cabelo sempre esteve presente e com o mesmo significado.

O Menino Jesus

O Menino Jesus representa a intimidade de Santo Antônio com Cristo e sua devoção a Maria. Ele pode aparecer representado de três formas: sobre o livro (lembra que Santo Antônio anunciava Jesus, com numerosas citações do Evangelho), no colo de Santo Antônio (simboliza a intimidade com Jesus) e mostrado ao Santo pela Virgem Maria (significa a devoção de Santo Antônio para com Maria).

O pão

Este elemento aparece nas representações mais antigas de Santo Antônio (a partir do século XVI) e lembra o espírito caridoso do santo. Uma história conta que uma mãe prometeu a Antônio que, se ele salvasse seu filho que tinha caído em um poço, ela distribuiria pão aos pobres. E assim nasceu essa tradição que perdura atualmente.

Por Aleteia

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!