Espiritualidade

Boas maneiras que você deve adotar na Missa

Aleteia › 04/08/2020

Confira 8 dicas valiosas de etiqueta para viver melhor a Eucaristia com a sua família e comunidade

Uma coisa que a Covid-19 ensinou aos fiéis é que poder participar da Santa Missa é um grande privilégio. Se você agora pode voltar a frequentar sua igreja, sem dúvida comprovará a grande importância que a Eucaristia tem em sua vida e na de seus colegas paroquianos.

Portanto, com essa atitude de apreço pela vida da Igreja em mente, talvez este seja um bom momento para recordar algumas regrinhas de etiqueta que deixarão a Missa uma experiência ainda mais gratificante para toda a sua família e para a comunidade.

E lembre-se: sabemos que Missa e crianças pequenas nem sempre são a combinação perfeita, mas a modelagem e o ensino começam desde a tenra idade.

Confira oito dicas de etiqueta para participar melhor da Missa:

1. Pontualidade
Esta é uma regra antiga, que continua valendo. Chegar a qualquer compromisso no horário marcado é um sinal de respeito às pessoas. Tente chegar à casa de Deus um pouco antes do início da Missa. É claro que Deus perdoa aqueles que se apressam para fazer com que todas as crianças pareçam apresentáveis e alimentadas na hora – especialmente em uma manhã de domingo!

2. Desligue o celular
Quando você entra na igreja, é hora de desligar o celular e focar totalmente em Deus. Esse é o tempo que você tem para passar com o Senhor, com o mínimo de distrações possível. Na verdade, é um belo presente ter uma hora sem interrupções; portanto, aproveite ao máximo!

3. Brinquedos adequados
É difícil manter as crianças distraídas durante a Missa. Muitas igrejas oferecem soluções para as famílias através de atividades especiais onde as crianças podem ser mantidas ocupadas durante a celebração. Mas, se a sua paróquia não oferece esse serviço, certifique-se de não levar muitos brinquedos e modelos que possam distrair outras pessoas.

4. Vestimenta
Outra dica antiga que permanece atual. Se você vai jantar com uma pessoa importante, você se veste de acordo com a ocasião, não é? Com a Missa é a mesma coisa. Vista-se adequadamente.

5. Mantenha o silêncio
Uma das melhores coisas de ir à Missa é ver outros paroquianos e amigos e conversar com eles. Por mais tentador que seja, certifique-se de deixar o bate-papo para o lado de fora da igreja, a fim de manter o silêncio tão importante dentro da casa de Deus.

6. Não perturbe o padre
Quando você estiver saindo da igreja, não monopoliza todo o tempo do seu pároco – lembre-se de que outros também querem algum tempo com ele. Se você tiver algum problema ou precisar de conselhos, reserve um horário para ter uma reunião particular com seu padre.

7. Estacione o carro corretamente
Faça o possível para estacionar seu carro corretamente, sem bloquear os veículos de outros paroquianos. Você nunca sabe se alguém pode precisar sair de repente da Missa por qualquer motivo ou emergência.

8. Eduque as crianças
A igreja é um excelente campo de aprendizado para a educação religiosa de seus filhos e oferece a oportunidade para que eles cresçam em sua etiqueta social. Use a Missa como uma oportunidade para ensinar seus filhos a conhecer e cumprimentar outras pessoas, mostrar reverência ao Senhor e se comportar de uma maneira que demonstre bondade e consideração.

Por Aleteia

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!