Artigos

Quais os benefícios de criar seus filhos alicerçados em valores?

Arte Piedosa › 11/10/2019

As crianças são muito influenciadas pelo meio em que vivem. Por isso, é importante que tenham um bom exemplo dentro do lar, que sejam mantidas em lugares que combinem com os valores ensinados durante a vida e, acima de tudo, que sejam tratadas com amor e respeito.

O primeiro contato com a educação é feito com os pais e isso é de extrema importância para o crescimento dos pequenos. É preciso estar presente, demonstrando o que é perseverar e como se tornar uma pessoa virtuosa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar na hora de criar seus filhos com alicerces em valores. Confira:

Use a Tecnologia a seu Favor

Atualmente é impossível separar os pequenos da tecnologia, por mais que você tente. Por isso, tente usá-la a seu favor. Escolha o que seu filho irá assistir na televisão e fique atento aos desenhos e programas que estão disponíveis em rede nacional.

Procure salvar ou “favoritar” os melhores vídeos, sejam eles educacionais, desenhos ou recreativos. Tenha em mente que as produções precisam ensinar bons valores para as crianças, como paciência, respeito e caridade.

Um exemplo de mídia que pode ser consumida pelos pequenos é o desenho de São Francisco, pois conta a história de São Francisco de Assis, com traços delicados, cores vibrantes e músicas contagiantes.

A animação ensina, de maneira sutil e nobre, como evitar a vaidade e as falsas alegrias. Além disso, possui alicerces no carinho, respeito e amor, ao próximo e a Deus, ensinando as crianças a serem gentis e propagarem a paz.

Separe um Tempo para a Diversão

Ao passar mais tempo com seus filhos, você mostra a eles a importância da família. Além disso, a criança irá se sentir incluída e especial, tendo consciência de que esse momento é de extrema importância.

Assim, seu filho entenderá que não há motivos para se distanciar da família, pois ele sempre encontrará o que procura no ambiente em que vive. Ensine-o a lidar com problemas do dia a dia de forma amável e gentil.

Brincar, passear, assistir desenhos com a criança, tudo isso irá ajudar no desenvolvimento de seu filho. Apenas as boas memórias permanecerão e isso o ajudará nas dificuldades do futuro, ao saber que ele pode encontrar apoio dentro do próprio lar.

Eduque com Amor

Tenha em mente que gritos e brigas não fazem bem para o crescimento de seu filho. Portanto, nunca faça com que ele se sinta humilhado, pois isso irá afastá-lo do ambiente familiar.

Caso ele faça algo de errado, procure respirar fundo e repreendê-lo de forma afável. Explique a situação, diga o porquê de não ter gostado daquele comportamento e faça-o entender que isso não pode se repetir.

Assim, a criança irá associar sua maneira de ensiná-lo ao amor, e perceberá que, no futuro, não precisará ter medo de recorrer aos pais quando algo der errado. Dessa forma, ao invés de procurar soluções no mundo, o lar será o primeiro lugar em que ele buscará abrigo e refúgio.

Seja Fiel

Seja um exemplo de fé para seu filho. Mostre que não precisa ter vergonha quando se trata de confiar no Pai Celestial.

Ao ser fiel, ler as escrituras, orar e ser digno da companhia do Espírito Santo, seu exemplo em casa será muito mais forte. Seu pequeno irá entender que não há problema algum em fraquejar, pois sempre terá alguém ao seu lado para ajudar.

Reserve um momento para fazer as orações em família ou a leitura das escrituras. Permita que seu filho se sinta entusiasmado com esse momento, fazendo com que seja algo especial e que possa ser guardado no coração.

Ao criar seu filho alicerçado em valores, ele se tornará um adulto mais forte, com a determinação necessária para passar por todas as adversidades que encontrar pelo caminho.

Gostou das dicas? Conte para nós quais valores você costuma ensinar para seu filho. Compartilhe este texto com quem precisa de ajuda!

Por Arte Piedosa 

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!