Virtudes e Valores

As alegrias ocultas da quarentena

Aleteia › 03/04/2020

Muito além de poder ficar de pijama o dia inteiro…

Já se passou um bom tempo desde que as autoridades ordenaram que todos ficassem em casa em uma tentativa de conter ao COVID-19. Embora a preocupação do vírus e seu potencial impacto sobre os entes queridos sejam uma grande preocupação para todos nós, se nos afastarmos do estresse, veremos que a vida sob distanciamento pode ser uma bênção disfarçada e uma oportunidade para lições importantes.

Confira abaixo alguns dos aspectos positivos deste teste que todos estamos enfrentando:

Você consegue!
Muitos de nós nos acostumamos a pedir ajuda quando surge o menor problema. Quando esse luxo é retirado, é incrível como podemos ser engenhosos. Desde consertar máquinas de lavar a se tornar a cabeleireira da família, suas habilidades serão testadas, mas lembre-se: existem tutoriais úteis na internet. Toda a experiência pode ser um verdadeiro impulsionador da confiança na qual seus filhos também podem se envolver.

Fazer aquilo que você nunca tem tempo de fazer
Desde limpar a geladeira até costurar botões soltos, agora é a hora de fazer uma lista de todas as tarefas que você nunca tem tempo para fazer e concluí-las. Essa quarentena forçada é, na verdade, uma bênção disfarçada para seus planos de organização.

Sentimento de segurança
Você pode estar ansioso com o vírus, mas há um certo prazer em se sentir seguro em seu próprio casulo. Os moradores das cidades, em particular, têm a oportunidade de se afastar de todo o barulho e agressões que tantas vezes encontram na sua vida corrida.

Redescobrir a apreciação pelas pessoas
Você não faz parte das massas, mas parte de uma comunidade maior na qual todos estão vulneráveis e compartilham a mesma experiência. O vírus é, de fato, um grande nivelador no qual não há discriminação ou desigualdade.

Trabalho em equipe entre irmãos
Ser forçado a ficar juntos é uma boa maneira de resolver problemas entre irmãos e irmãs. Desde elaborar um cronograma de atividades até oferecer uma ajuda com os deveres de casa, as crianças logo descobrirão que têm prazer em encontrar soluções. Com os filhos mais velhos, em particular, o isolamento oferece a oportunidade perfeita para os pais recuarem e deixarem que eles resolvam as coisas por si mesmos.

Uma nova perspectiva
Com menos pressão do mundo exterior, você começará a se concentrar no que é realmente importante para você. As crianças podem tirar um tempo da pressão usual dos colegas, e os pais podem fazer o que lhes parecer melhor em família. Essa mudança no estilo de vida pode levar a decisões que afetarão sua vida muito além da quarentena.

Solidariedade
Em um mundo em que muitos são egocêntricos, o período de quarentena está forçando as pessoas a pensar além de suas próprias necessidades. Presas em casa, as pessoas procuram uma vida mais gratificante, o que implica cuidar dos outros. Seja ajudando os mais velhos, oferecendo ajuda para as crianças nos trabalhos escolares ou apenas enviando mensagens para aqueles que você sabe que são solitários, o isolamento está nos incentivando a ser mais atenciosos.

Tornar-se mais criativo
Alguns podem pensar que ficar em casa é o momento perfeito para começar um novo hobby ou se dedicar a passatempos que costumam ser ignorados. Embora isso seja verdade, existem maneiras mais simples de ser criativo, como na cozinha, quando os suprimentos acabam, as crianças estão com fome e você precisa terminar o seu trabalho.

Estar presente
Muitos pais reclamam por não poderem estar presentes na vida de seus filhos tanto quanto gostariam. Os filhos também perdem por não ficarem com os pais. Agora, juntos na quarentena, todos se sentem mais seguros e próximos.

A preciosidade do tempo
Mesmo que você trabalhe normalmente em casa, ao ficar parado, você perceberá quanto tempo é gasto em clubes esportivos, visitando amigos e fazendo compras. Use essas horas extras para se dedicar à sua família, a Deus e até a um pouco de autocuidado.

Netflix, pijamas e horas agradáveis
Um benefício óbvio da quarentena é aconchegar-se no sofá e assistir a uma série que você está morrendo de vontade de ver há anos, usando pijamas e se entregando a atividades mais agradáveis. Embora seja ótimo aproveitar esses prazeres simples, aproveite esse tempo para se concentrar também em refrescar sua vida espiritual juntamente com seus filhos.

Por Aleteia

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!