Igreja no Brasil

Seminário vai reunir religiosos de todo o país em Aparecida

A12 › 03/05/2018

Mais de 500 superiores de institutos e congregações e religiosos com os mais diversos carismas vão se reunir no Santuário Nacional de Aparecida (SP), de 04 a 08 de maio, para o Seminário Nacional da Vida Consagrada.

O tema para o encontro desse ano traz a cena da Visitação de Maria a Isabel. Segundo a assessora de comunicação da CRB Nacional, Irmã Patrícia Silva, fsp, a pronta disponibilidade de Maria a sua prima é o que vai inspirar os religiosos no processo de transformação proposto pelo Plano Trienal da Conferência dos Religiosos do Brasil (2016-2019). “A proposta é a animação, um novo incentivo e motivações à Mística e à Profecia na Vida Religiosa”, destaca a assessora.

A programação inclui palestras que vão ajudar a refletir sobre o tema central do evento ‘Mística e Profecia na missão comunitária’ e o lema ‘Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida’.

Entre os palestrantes, o professor Sérgio Coutinho que é Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professor do Curso de Serviço Social no Centro Universitário IESB de Brasília e do Departamento de História na Faculdades Integradas UPIS de Brasília, que vai abrir o encontro com a conferência ‘O mundo que nos toca’.

Outros nomes que são destaque no encontro: Ir. Márian Ambrósio, Dom Marcelo Barros, OSB, Ir. Afonso Murad, Ir. Rejane de Paiva, Ir. Adelir Weber e Hugo Sarubbi, advogado e assessor jurídico da CNBB. O Seminário traz ainda testemunhos de Mística e Profecia na áreas: Periferia (Pe. Vilson Groh), Migrantes (Ir. Telma Lage, mnsd), Pastoral Indígena (Ir. Joana Ortiz, cifa), Educação (Ir. Lúcia Maistro, fma), Saúde (Frei Francisco Belotti, fpd). Marcam presença ainda, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CEMOVC), da CNBB, Dom Jaime Spengler, e a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), Aparecida Guadalupe Cafáro. 

Os participantes ainda vão poder escolher entre 16 oficinas com vários orientadores e enfoques. Os assuntos vão desde animação vocacional e fronteiras missionárias a ecologia e mundo digital.

O Seminário conclui a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas Regionais da CRB, que teve início em dezembro de 2016.

Mais informações no site crbnacional.org.br

Por A12

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!