Diocese de Jundiaí

Diocese divulga orientações sobre a retomada das Missas Presenciais

Diocese de Jundiaí › 16/04/2021

Confira o novo Decreto do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, com orientações para a retomada das Missas Presenciais e Celebrações dos demais Sacramentos na Diocese de Jundiaí.

Jundiaí − SP, 16 de abril de 2021

DECRETO SOBRE A RETOMADA DAS MISSAS PRESENCIAIS E CELEBRAÇÃO DOS DEMAIS SACRAMENTOS

Queridos Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí:

Considerando a fase de transição do Plano São Paulo anunciada hoje pelo Governo do Estado de São Paulo, DETERMINO:

1. Que a partir do próximo Domingo, dia 18 de abril, sejam retomadas as MISSAS PRESENCIAIS E AS DEMAIS CELEBRAÇÕES DOS SACRAMENTOS (principalmente as celebrações do Batismo e do Matrimônio) em todas as Paróquias da Diocese de Jundiaí, respeitando RIGOROSAMENTE as normativas do Protocolo Sanitário e as restrições dessa nova fase, a saber:

1.1. Distanciamento físico de 2,0 metros entre uma pessoa e outra;

1.2. Participação de, no máximo, 25% da capacidade do espaço celebrativo, mantendo obrigatoriamente o distanciamento físico individual e entre bancos, não ocupando-os por casais ou por famílias;

1.3. Uso obrigatório por todos das máscaras durante todo o tempo da celebração;

1.4. Higienização com álcool em gel dos participantes;

1.5. Higienização do espaço celebrativo antes e após cada Missa;

1.6. As Missas não devem durar mais de uma hora e devem terminar até às 20h, por conta do toque de restrição ainda em vigor;

1.7.  Procurar, na medida do possível, celebrar o Sacramento do Batismo em horários fora da Missa.

2. Por enquanto, todas as demais atividades da ação evangelizadora bem como as atividades dos Movimentos Eclesiais permanecem suspensas presencialmente. Que continuem sendo estimuladas as reuniões e encontros por videoconferência a fim de evitar aglomeração e garantirmos, nesse primeiro momento da retomada, apenas as celebrações dos Sacramentos, particularmente da Eucaristia.

O tempo exige de nós união, comunhão e testemunho. Que a retomada das Missas presenciais e dos demais Sacramentos em nossa Diocese, de forma gradual e responsável, seja um tempo oportuno (Kairós) para voltarmos ao primeiro amor de nossa missão.

E abençoo a todos, de coração, em nome de Jesus, o Bom Pastor.

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano

Por Diocese de Jundiaí

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!