Igreja no Brasil

CNBB conclui eleição dos presidentes das Comissões Episcopais

Canção Nova › 09/05/2019

No dia 1º de maio teve início a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Na terça-feira (07/05) foram eleitos os quatro primeiros presidentes das Comissões Episcopais: Dom João Francisco Salm, para a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Dom Giovane Pereira de Melo, para o Laicato; Dom Odelir José Magri, para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial; e Dom José Antônio Peruzzo, para a Comissão para Animação Bíblico-Catequética.

Na quarta-feira (08/05), mais quatro nomes foram fechados: Dom Pedro Carlos Cipollini, para a Comissão para a Doutrina da Fé; Dom Edmar Peron, para a Liturgia; Dom Manoel João Francisco, para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso; e Dom José Valdeci Santos Mendes, para a Comissão para a Ação Social Transformadora.

Os últimos presidentes foram escolhidos na quinta-feira (09/05): Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; Dom João Justino de Medeiros Silva para a Comissão para a Cultura e Educação; Dom Ricardo Hoepers, para a Vida e a Família; e Dom Nelson Francelino Ferreira, para a juventude.

Além das Comissões

Outros cargos decididos nesta Assembleia, foram os de Presidente da CNBB, para o qual foi eleito Dom Walmor (Arcebispo de BH), e os de Primeiro Vice-Presidente e Segundo Vice-Presidente, que ficaram com Dom Jaime Spengler e Dom Mário Antônio da Silva, respectivamente. O bispo Dom Joel Portella, auxiliar do Rio de Janeiro, assume o cargo de Secretário Geral da CNBB.

Faltam agora, somente, os bispos (delegado e suplente de delegado) representantes do Brasil no Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM). A eleição acontecerá até o final da Assembleia.

Por Canção Nova

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!