Igreja no Brasil

Aparecida reúne representantes de Congregações Marianas do Brasil

Gaudium Press › 08/11/2017

A Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil reunirá diversos membros em Aparecida durante encontro e romaria. O evento terá lugar no Centro Redentorista de Espiritualidade (Ceresp), seguido de caminhada no Santuário Nacional, entre os dias 11 e 12 de novembro.

O Presidente da Confederação, o leigo Marcio Blois Teixeira, acredita ser preciso acompanharmos os sinais dos tempos, pois o campo específico de ação é o próprio mundo, no qual todos estão inseridos. “Precisamos discutir, internamente, a luz do Documento 105 da CNBB, que nos convida a ser sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14)”.

Também há uma necessidade de um sério discernimento e também de discutir caminhos ancorados pela Espiritualidade Mariana. “É também período de nos atualizarmos frente aos desafios que o mundo apresenta”, acrescentou Marcio.

Estarão participando da 44º Assembleia de Dirigentes e 44ª Romaria Nacional do Rosário congregados marianos vindos de vários estados brasileiros.

Em 11 de novembro, estarão reunidos em Assembleia Nacional de Dirigentes no Ceresp para tratar de assuntos importantes para o crescimento das Congregações Marianas do Brasil, entre eles, o novo estatuto nacional, tema para o Dia Nacional do Congregado Mariano.

No dia seguinte, 12 de novembro, a 44º Romaria Nacional do Rosário (Romaria Nacional das Congregações Marianas), no Santuário Nacional, terá início com a Santa Missa, às 8h, seguida de atividades no subsolo do templo mariano (Auditório Padre Noé Sotillo) a partir das 9h20.

Os eventos celebrarão os 300 anos do encontro da Imagem Nossa Senhora Aparecida e os 80 anos da Confederação Nacional.

A Congregação Mariana. O que é?

É uma associação pública de fiéis leigos, livremente unidos para viverem e crescerem na vida cristã, de acordo com a sua Regra de Vida, realizando trabalho apostólico, em plena obediência e sintonia com a Autoridade Eclesiástica, em espirito de união e docilidade ao Magistério da Igreja. A Congregação Mariana do Brasil, atualmente é uma associação mista de fiéis (Homens e Mulheres), tendo também setores infantil e jovem, sendo assim uma associação publica de fiéis leigos para toda a família.

E a Confederação?

Já a Confederação das Congregações Marianas do Brasil é uma Organização Religiosa, erigida canonicamente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio dos decretos 5/93, 6/93 e 7/93 de 22 de agosto de 1993, com a finalidade de incentivar os seus membros na busca da santidade pessoal, no próprio estado de vida; no seguimento a Jesus Cristo e amor filial à Virgem Maria; a comunhão com a Igreja; a ser testemunho público da fé católica; realizar trabalho apostólico, nas diversas pastorais em suas Igreja locais e ser também testemunho e presença na sociedade humana.

Por Gaudium Press, com A12

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!