-
O Exercício Espiritual da Via Sacra -
Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas? -
Quaresma, tempo de jejum e penitência -
O que a Igreja orienta sobre o jejum e abstinência de carne? -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para o Natal -
7 meios espirituais para aproveitar ao máximo o Advento -
Por que os anos litúrgicos são divididos em A, B e C? -
5 pensamentos do Papa Francisco sobre Vocação -
Maria: o segredo das famílias santas -
Dez destinos no mundo para o peregrino católico -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para a Páscoa -
Confira os horários das Celebrações de Quarta-feira de Cinzas -
Papa: o cristão é como São José, deve proteger -
Um novo ano começou e quais são seus planos, sonhos e metas? -
Confira os horários das Celebrações de Natal e Ano Novo -
Por que celebramos, na Igreja, a Festa de Cristo Rei? -
Fomos criados no tempo para sermos eternos -
10 razões para amar e honrar a Virgem Maria -
A Eucaristia e a Missão -
Papa: voltem à Missa, a Eucaristia é real, não virtual
Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. Um caminho pessoal, comunitário e social que visibilize a salvação paterna de Deus. “Fraternidade e superação da violência” é o tema da Campanha para a Quaresma, em 2018. O Evangelho de Mateus inspira o lema: “ Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
A Igreja do Brasil entende que se faz urgente discutir, neste momento, a esse tema, pois, apesar de possuir menos de 3% da população mundial, nosso país responde por quase 13% dos assassinatos do planeta. Em 2014, foram 59.627 mortes. “A motivação para a escolha do tema da CF deste ano são os altos números da violência do Brasil, que tem índices maiores do que muitos países que estão em guerra atualmente. Isso é um dado preocupante. Como Igreja, não podemos deixar de oferecer uma resposta. Queremos nos empenhar para uma sociedade reconciliada, fraterna e de paz e fraterna. Somos chamados a sermos agentes que lutam e dão a vida para que nossa sociedade seja pacífica. Juntos nós queremos superar a violência”, disse padre Luís Fernando da Silva, secretário executivo das campanhas da CNBB.
A Campanha objetiva sensibilizar aos cristãos e não cristãos apara semearem a “paz, que é fruto da justiça” aos homens, e mulheres e a todas as demais formas de vida que habitam o planeta.
“O homem, ao exercitar e buscar o lucro, além de coisificar a vida humana e ampliar o abismo da desigualdade socioeconômica, onde em que ricos e pobres são ‘organizados’ em classes sociais, ele violenta toda criação de Deus, em cuja obra está toda obra do criador e nela a espécie humana, criada à sua imagem e semelhança. Essa arbitrariedade e desejo de dominação, que foi se tornando inerente à espécie humana, tem produzido violência física, psicológica e social em todas as classes sociais, contudo, a qual sua percepção e efeito recaem anos mais empobrecidos, que estão e permanecem ameaçados, pelo poder e controle dos mais ‘fortes’, que acreditam ter poder e dominação sobre os mais fracos, que sofrem às múltiplas formas de violência”, afirma Antônio Evangelista, membro da equipe nacional de campanhas da CNBB.
Para a CNBB, a Campanha da Fraternidade é o momento ideal onde em que Igreja e sociedade se propõem a dialogar, a fazer uma reflexão sobre a violência no Brasil. “Igreja e sociedade têm que se unirem, estabelecerem diálogo para, por meio deste, superar a violência. Mas como fazer para superá-la? Superamos cada vez que descobrimos que podemos contar uns com os outros, e também quando nos descobrimos irmãos e irmãs e lutamos por uma sociedade mais fraterna”, enfatiza padre Luís Fernando.
Os trabalhos da Campanha da Fraternidade serão baseados no em seu texto-base, que já está à disposição em todas as dioceses e paróquias brasileiras.
Coleta
Uma data importante durante a Campanha da Fraternidade é o dia da Coleta Nacional da Solidariedade, que será realizado no dia 25 de março (Domingo de Ramos). A Coleta trata-se de um gesto concreto, em que todas as cujas doações financeiras realizadas pelos fiéis neste dia, durante as missas, serão encaminhadas para parte do Fundo Nacional e Diocesano de Solidariedade.
Por A12
-
6 práticas concretas para viver a Quaresma -
Por que 40 dias de Quaresma? -
Guia para uma boa confissão -
Os benefícios da Eucaristia para a vida interior -
Dicas para formar a espiritualidade na família -
O que é essencial nesta vida? -
“Orar pelos mortos expressa uma profunda comunhão e ajuda recíproca” -
Você conhece o verdadeiro significado da Ave-Maria? -
5 conselhos práticos para uma boa oração com a Bíblia -
Como a Bíblia foi escrita? -
Por que confessar-se? -
Como despertar o valor da Santa Missa nas crianças? -
Saiba o que o Catecismo ensina sobre a Eucaristia -
O que é exatamente a missa e por que preciso ir a ela todo domingo? -
Um guia para ajudar seu filho a descobrir sua vida espiritual -
Boas maneiras que você deve adotar na Missa -
Preciso me confessar antes de voltar à Missa? -
Da Regra de São Bento para todo cristão: os instrumentos das boas obras -
Como amar mais e melhor -
Os 12 frutos do Espírito Santo