Igreja no Brasil

Site pró-vida e pró-família mostra o que candidatos pensam sobre esses temas

Aleteia › 23/08/2018

“Vota, Família!”, iniciativa do portal Sempre Família, avalia posições sobre defesa da vida, casamento, drogas, trabalho, educação moral e liberdade religiosa

A iniciativa “Vota, Família!”, do portal Sempre Família, apresenta ao público o posicionamento de cada candidato à presidência da República, bem como de cada partido político, sobre temas de interesse para a família brasileira. A ferramenta se propõe ajudar na avaliação e decisão eleitoral dos brasileiros que se preocupam com a defesa da vida e a promoção da família.

O lançamento do projeto ocorreu em fevereiro, durante o Simpósio Família e Vida nas Eleições 2018, em Curitiba, organizado pelo Sempre Família com apoio do jornal Gazeta do Povo. Participaram lideranças pró-vida e pró-família de todo o país.

Temas

Os temas considerados pela análise do “Vota, Família!” se relacionam diretamente com as convicções defendidas pelo site. A avaliação que cada partido ou candidato recebeu foi definida a partir da sua posição no tocante a:

– defesa da vida;
– casamento;
– drogas;
– conciliação entre trabalho e família;
– educação moral dos filhos;
– liberdade religiosa.

A avaliação tomou como base entrevistas, documentos, publicações em redes sociais e a análise de trajetória.

Antecedentes

O “Vota, Família!” se inspirou em iniciativas do exterior com objetivos semelhantes em seus países, como o “Saber Votar”, do México, e o “Vota Valores”, da Espanha. O Sempre Família tem publicado desde abril de 2017 uma série de matérias que analisam o posicionamento dos pré-candidatos à presidência em temas como o aborto, as drogas e o casamento homoafetivo, e agora, com o Vota, Família!, aprofunda o debate e facilita a visualização dessas informações.

Como funciona

No “Vota, Família!” é possível verificar o posicionamento de cada pré-candidato ou partido de três formas:

– acessando uma ficha de cada pré-candidato ou partido (no meu superior, “Pré-Candidatos” e “Partidos”);
– visualizando uma tabela que compara o posicionamento de todos os pré-candidatos ou partidos (no menu superior, “Posicionamento”);
– ou comparando pré-candidatos ou partidos dois a dois (no menu superior, “Compare”).

Cada tema é avaliado com um sinal verde, amarelo ou vermelho, que corresponde ao compromisso do pré-candidato ou partido com aquela pauta. Cada posicionamento é justificado através de uma pequena citação do pré-candidato ou partido sobre o tema, que permite também enxergar as nuances de cada posicionamento.

Acesse

Para conferir a iniciativa “Vota, Família!”, acesse aqui.

Por Aleteia, via Sempre Família

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!