Virtudes e Valores

Síndrome espiritual da macrocefalia e microcardia

Canção Nova › 31/05/2019

Macrocefalia e microcardia espiritual é a doença do século XXI. As pessoas têm crescido em conhecimento, porém, pouco em sabedoria; elas possuem uma mente grande para armazenar conhecimento e informações, mas um coração pequeno e insensível às necessidades dos outros. Descreve o Evangelista São Lucas que “Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52). Sendo Jesus o modelo, por excelência, para todos os homens, podemos n’Ele nos inspirar e segui-Lo.

Macrocefalia e microcardia espiritual é a doença do século XXI

São Lucas é categórico ao afirmar que Jesus crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus. A sequência das palavras são significativas. O crescimento em sabedoria antecede aos demais, ou seja, vem primeiro. Isso para expressar que o homem deve ser cheio de sabedoria antes de qualquer coisa. Crescer em estatura, mas não em sabedoria, consiste em um desajuste, em uma deformação.

Jesus é o modelo do crescimento completo e integral de todos os homens. Na sequência das palavras, o último crescimento é em graça diante de Deus, isto é, quem cresce em sabedoria e em estatura cresce de forma harmônica, e, consequentemente, será cheio da graça de Deus.

Em nenhum outro tempo o mundo teve acesso a tantas informações e conteúdos diversos, como assuntos de religião, política ou economia; livros impressos ou digitais. São inúmeras as facilidades para obtermos conhecimento. Dessa forma, o ser humano tem se tornado conhecedor de quase tudo. Por meio da técnica, tem buscado explorar a natureza e tornar a vida humana menos pesada. Por outro lado, também é verdade que as pessoas têm perdido a sensibilidade com o próximo e pensado somente em si. Isso significa que elas têm crescido em conhecimento mediante às informações recebidas, mas não têm crescido em sabedoria, fruto do Espírito Santo. A sabedoria está ligada as necessidades do coração: amor ao próximo, solidariedade, perdão… Todos esses são atributos do coração.

É por isso que nossa sociedade tem adoecido e se deformado pela síndrome da macrocefalia e da microcardia, isto é, cabeça grande e coração pequeno. Meus irmãos, sim, é preciso crescermos em conhecimento. Porém, não podemos nos esquecer de que é preciso, também, crescer em sabedoria e graça diante de Deus. Não sejamos pessoas deformadas. Se crescer a cabeça, não nos esqueçamos de aumentar, da mesma forma, o coração.

Por Elenildo Pereira, via Canção Nova

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!