Notícias Gerais

Museu da Música completa 10 anos com concerto e publicação

Católico Digital › 07/12/2017

Livro traz a biografia inédita de um prodígio musical em Itu (SP). A capa traz a imagem da fachada do órgão Cavaillé-Coll da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, do fotógrafo Juca Ferreira.

No próximo domingo, dia 10 de dezembro, o Museu da Música – Itu comemora dez anos de fundação. A comemoração será realizada às 11h, na Igreja do Bom Jesus, em Itu (SP) e contará com a participação do Coral Vozes de Itu e da Schola Cantorum, apresentando obras musicais recuperadas pela instituição ao longo dos dez anos.

Como parte especial das comemorações será o lançamento do livro “José Mariano da Costa Lobo – prodígio e ousadia na música em Itu”. Resultado de mais de vinte anos de pesquisa, a obra revela a trajetória do prodígio musical ituano, um dos mais talentosos compositores e intérpretes da história regional, que viveu na segunda metade do século XIX, cuja vida foi interrompida pela morte prematura. A data marca os 160 anos de seu nascimento.

O leitor poderá conhecer em detalhes a vida social da cidade, a história de bailes, concertos, soirées, festas religiosas nas quais José Mariano foi personagem principal. Saberá também da presença de importantes músicos no antigo Teatro São Domingos, através de farta quantidade de notícias de jornais. Sobrinho de Elias Lobo, José Mariano iniciou-se na composição musical aos 16 anos e foi a maior liderança musical em Itu.

A capa do livro, desenvolvida pelo Engº Jair de Oliveira, traz a imagem da fachada do órgão Cavaillé-Coll da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, do fotógrafo Juca Ferreira. José Mariano foi o primeiro organista do instrumento francês.

Editado pela Foxtablet o texto foi escrito pelo pesquisador Luís Roberto de Francisco e tem prefácio da Museóloga Abigail Sampaio (MAC/USP). Conta com apoio cultural da Campus Engenharia, do Colégio Almeida Júnior e da Indemetal Gráficos.

O livro “José Mariano da Costa Lobo – prodígio e ousadia na música em Itu” é uma iniciativa do Instituto Cultural de Itu e estará à venda no valor de R$ 25,00. Toda a renda será revertida para a manutenção do Museu da Música.

Confira o teaser de lançamento:

Sobre o Museu da Música 

O Museu da Música – Itu foi criado em 14 de dezembro de 2007. Está instalado à Rua Floriano Peixoto, nº 480, no centro, em Itu (SP), e fica aberto ao público aos domingos das 9h às 13h.

Ao longo desses dez anos reuniu cerca de 10 mil partituras, além de fotos, gravações, documentos e objetos que revelam a história de quatro séculos de atividade musical em Itu. Promoveu concertos, conferências, encontros em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e outros museus da cidade. Recebeu mais de três mil alunos em ações educativas. Publicou dez livros e cadernos de estudos sobre o acervo a música de Itu.

É mantido pelo Instituto Cultural de Itu que conta com cerca de quarenta associados. Mantém parceria para divulgação de obras musicais com o Coral Vozes de Itu, Schola Cantorum de Itu e o Quarteto Tristão Júnior.

Conheça melhor o museu pelo site www.museudamusicaitu.com.br.

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!