-
Confira os horários das Celebrações de Quarta-feira de Cinzas -
Padre Luís Ricardo da Silva Gracio é ordenado presbítero -
Quaresma, tempo de jejum e penitência -
Festa de N. S. Candelária se encerra amanhã (2) com missas e procissão motorizada -
Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas? -
O que a Igreja orienta sobre o jejum e abstinência de carne? -
Papa institui o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos -
Papa: a Bíblia não foi escrita para uma humanidade genérica, mas para nós -
Papa: louvar é como respirar oxigênio puro -
Ano “Família Amoris Laetitia” terá propostas para acompanhar e apoiar as famílias -
No Ano de São José, o dom das Indulgências -
Papa convoca o “Ano de São José” -
Dom Vicente anuncia ordenações e transferências de presbíteros -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para o Natal -
Itu realiza carreata em defesa da vida no dia 13 de dezembro -
7 meios espirituais para aproveitar ao máximo o Advento -
Quando devo montar a árvore de Natal? -
Papa aos jovens: tornamo-nos aquilo que escolhemos, tanto no bem quanto no mal -
Fomos criados no tempo para sermos eternos -
Papa: voltem à Missa, a Eucaristia é real, não virtual
Encontro para lideranças jovens no RJ vai até este domingo (15)
Canção Nova › 11/07/2018
Encontro que dá visibilidade à força da evangelização dos Movimentos e Novas Comunidades termina neste domingo (15/07)
Jovens de Movimentos e Novas Comunidades iniciaram nesta quarta-feira, 11, na Casa São Francisco de Sales, da arquidiocese do Rio de Janeiro, o III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC). A atividade, que termina no domingo, 15, é uma proposta da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e faz parte do projeto de evangelização “IDE”.
“Nossa Comissão sente-se feliz em poder reunir jovens de diferentes expressões para esse terceiro Encontro Nacional, após três anos da realização do segundo, que aconteceu na arquidiocese de Belém no Pará. Será uma oportunidade de conhecermos o Projeto IDE, e refletirmos juntos a melhor maneira de torná-lo concreto em todo o país”, afirmou o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Vilsom Basso, em carta convite.
Dentre tantos motivos que a Comissão tem para realizar o encontro, Dom Vilsom destacou que um deles é tornar ainda mais visível a força da evangelização dos Movimentos e Novas Comunidades que há anos, segundo ele, desenvolvem um trabalho importante na evangelização da juventude no Brasil, além do fortalecimento da unidade das expressões.
Com o tema “Chamados e enviados para serem profetas das nações”, o III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades é organizado pela coordenação da Pastoral Juvenil Nacional e Setor Juventude da arquidiocese do Rio de Janeiro. Nesta edição, foram convocados de 10 a 15 líderes jovens por Movimentos e Novas Comunidades, entre 18 e 29 anos, além de 1 assessor adulto de cada expressão.
“Os jovens que participam desse encontro são aqueles que exercem um papel de liderança dentro da sua Comunidade ou Movimento Juvenil. Jovens que são referência para outros jovens e que têm uma participação muito ativa em sua expressão”, explica a integrante da Pastoral Juvenil Nacional, Talita Domenica dos Santos.
Julho das Juventudes
O III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades é uma continuidade do projeto “IDE” da Comissão para a Juventude da CNBB, que neste mês de julho se propôs a realizar quatro grandes encontros de diferentes expressões juvenis da Igreja no Brasil. O do Rio de Janeiro é o segundo deles. Padre Antonio Ramos Prado, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, afirma que especialmente este tem como objetivo reafirmar e fortalecer a proposta da Igreja Jovem para a arquidiocese do Rio.
“Dom Orani acolheu o encontro com muito carinho e atenção. O Padre Jorge (responsável arquidiocesano de juventude) se fez presente o tempo todo na preparação do encontro”, explica o padre. Já o projeto “IDE”, segundo ele, traz 5 eixos principais – missão, formação, acompanhamento, ecologia e políticas públicas para a juventude. “Estamos em Sintonia com a proposta do Sínodo. O Nosso Plano Trienal 2018-2020 traz a realidade e os apelos das juventudes do Brasil e ao mesmo tempo traz propostas claras de Evangelização sem perder de vista a realidade juvenil”, finaliza.
Dentro do cronograma de atividades do III Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades estão previstas várias atividades, entre elas palestras, apresentações, avaliações, entre outras.
Por Canção Nova, com CNBB
-
Guia para uma boa confissão -
6 práticas concretas para viver a Quaresma -
Confira 6 dicas para participar bem da Santa Missa -
Um novo ano começou e quais são seus planos, sonhos e metas? -
Dicas para formar a espiritualidade na família -
O que é exatamente a missa e por que preciso ir a ela todo domingo? -
Um guia para ajudar seu filho a descobrir sua vida espiritual -
Boas maneiras que você deve adotar na Missa -
Preciso me confessar antes de voltar à Missa? -
O que é essencial nesta vida? -
Da Regra de São Bento para todo cristão: os instrumentos das boas obras -
Como amar mais e melhor -
Qual a origem da festa de Corpus Christi? -
Os 12 frutos do Espírito Santo -
Faça da sua casa uma casa de oração -
10 conselhos para participar da missa transmitida pela TV ou pela Internet -
Por que 40 dias de Quaresma? -
Como despertar o valor da Santa Missa nas crianças? -
Por que celebramos, na Igreja, a Festa de Cristo Rei? -
Permanecer em Cristo: uma questão de sobrevivência