Diocese de Jundiaí

Diocese promove curso sobre Pensamento Social da Igreja e Políticas Públicas

Diocese de Jundiaí › 09/04/2019

O Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania “Dom Amaury Castanho” está com inscrições abertas para o curso “Pensamento Social da Igreja, Políticas Públicas e Participação Social”, que tem como objetivo contribuir com a formação dos cristãos leigos no campo sociopolítico, capacitando-os como sujeitos evangelizadores no exercício da cidadania em vista do bem comum.

As aulas ocorrerão aos sábados, das 8h às 12h, na Cúria Diocesana, em Jundiaí (SP). Serão 14 encontros quinzenais, totalizando 56 horas/aulas, nos seguintes dias: 13/04, 27/04, 04/05, 18/05, 01/06, 15/06, 03/08, 24/08, 14/09, 28/09, 05/10, 19/10, 23/11 e 30/11.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site da Diocese de Jundiaí (clique aqui). O valor do investimento é de R$ 20 (por aula).

Confira a grade curricular do curso:

Conteúdo Temático:

Aula 1 (13/04): Os Profetas na Religião e na Sociedade

Compreender os Profetas como agentes da ação de Deus na História de Israel.

Aula 2 (27/04): Igreja: Fé, Espiritualidade, Ética

Demonstrar a relação entre a fé professada e a vida cotidiana, as exigências éticas ao assumir o discipulado de Jesus Cristo no transcorrer histórico da estruturação da Igreja, notadamente nas questões políticas e sociais

Aula 3 (04/05): Ensinamentos e Práticas de Jesus

Promover a compreensão sobre a ação evangelizadora de Jesus Cristo e de seus seguidores na dimensão social e política de seu tempo.

Aula 4 (18/05): Princípios Ético-Religiosos e a Dignidade da Pessoa Humana

Demonstrar a relação entre a religião e os princípios éticos, caracterizar esses princípios ético-religiosos (amor, justiça, verdade, liberdade, igualdade, segurança e solidariedade) e relacioná-los com a dignidade da pessoa humana.

Aula 5 (01/06): Estado Social e Democrático de Direito e Divisão de Poderes

Caracterizar e dialogar sobre os elementos de nosso Estado Social e Democrático de Direito: supremacia da Constituição Federal, separação dos poderes (executivo, legislativo e judiciário), princípios democrático e republicano e os direitos individuais, sociais e políticos.

Aula 6 (15/06): Espiritualidade da Encíclica Laudato Si, Idolatria e Meio Ambiente

Contemplar o esplendor da criação por meio da valorização do meio ambiente e pela denúncia da idolatria do consumo incontrolável da economia selvagem.

Aula 7 (03/08): Princípios básicos da Doutrina Social da Igreja (Parte I)

Introduzir o (a) aluno (a) no conhecimento básico dos princípios originários da Doutrina Social, sua construção histórica e apresentação dos principais Documentos.

Aula 8 (24/08): Princípios básicos da Doutrina Social da Igreja (Parte II)

Continuação da aula anterior (da aula 7)

Aula 9 (14/09): Da Ordem Social: Estrutura e Concepções das Políticas Públicas Sociais

Apresentar a estrutura das Políticas Sociais: Normas, Planos, Fundos e Conselhos, assim discutir aspectos referentes a concepções de gestão e aspectos orçamentários das Políticas Sociais.

Aula 10 (28/09): Conselhos de Políticas Públicas e Direitos (Parte I)

Indicar as diferenças e similaridades ente Conselhos de Políticas (saúde, educação, assistência social etc.) e Conselhos de Direitos (criança e adolescente, pessoa idosa, pessoas com deficiência etc.), assim como apresentar os principais aspectos envolvendo a composição, competências e atribuições dos Conselhos.

Aula 11 (05/10): Conselhos de Políticas Públicas e Direitos (Parte II)

Continuação da aula anterior (da aula 11)

Aula 12 (19/10): Igreja e Atualidade: Papa Francisco e Sínodo da Amazônia

Olhar as vivências e as problemáticas dos povos da Amazônia e a resposta pastoral da Igreja no papado de Francisco.

Aula 13 (23/11): Terceiro Setor, Caridade e Políticas Públicas Sociais

Discutir os conflitos do modo de “fazer caridade” da Igreja (assistência, promoção e transformação/libertação) e os desafios da relação entre as organizações da sociedade civil e o poder público, assim como caracterizar o denominado terceiro setor e as organizações que o integram: associações, fundações privadas e organizações religiosas.

Aula 14 (30/11): A dimensão sócio – transformadora da Igreja na Diocese de Jundiaí

Apresentar a Cáritas Diocesana e as Pastorais Sociais, no contexto de seus desafios e oportunidades.

‘Devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum’’. (Papa Francisco).

A Cúria Diocesana de Jundiaí está localizada à Rua Engenheiro Roberto Mange, nº 400, no bairro Anhangabaú, em Jundiaí (SP).

Mais informações pelos telefones (11) 97417-6587 ou (11) 94186-2802, com Dolaine Coimbra ou José Santos.

Por Diocese de Jundiaí

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!