-
O Exercício Espiritual da Via Sacra -
Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas? -
Quaresma, tempo de jejum e penitência -
O que a Igreja orienta sobre o jejum e abstinência de carne? -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para o Natal -
7 meios espirituais para aproveitar ao máximo o Advento -
Por que os anos litúrgicos são divididos em A, B e C? -
5 pensamentos do Papa Francisco sobre Vocação -
Maria: o segredo das famílias santas -
Dez destinos no mundo para o peregrino católico -
Confira os dias e locais de Confissões em preparação para a Páscoa -
Confira os horários das Celebrações de Quarta-feira de Cinzas -
Papa: o cristão é como São José, deve proteger -
Um novo ano começou e quais são seus planos, sonhos e metas? -
Confira os horários das Celebrações de Natal e Ano Novo -
Por que celebramos, na Igreja, a Festa de Cristo Rei? -
Fomos criados no tempo para sermos eternos -
10 razões para amar e honrar a Virgem Maria -
A Eucaristia e a Missão -
Papa: voltem à Missa, a Eucaristia é real, não virtual
Diocese de Jundiaí sedia Congresso Regional do ECC
Diocese de Jundiaí › 13/09/2018
A Diocese de Jundiaí (SP) acolheu entre os dias 7 e 9 de setembro, o 17º Congresso da Região Sul 1 do Encontro de Casais com Cristo (ECC). O evento contou com a participação de 120 casais representantes de 74 dioceses dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como os respectivos presbíteros diretores espirituais e nove bispos convidados, entre eles, Dom Benedito Gonçalves do Santos, Bispo de Presidente Prudente e Assessor Eclesiástico Nacional do ECC.
As atividades começaram na quinta-feira (06/09), com a Missa de Entrega presidida por Dom Vicente Costa, Bispo de Jundiaí, na Catedral Nossa Senhora do Desterro. A celebração foi marcada pelo envio das equipes de trabalho, formadas por 285 casais do ECC de Jundiaí que deram o sim para servir durante o Congresso trabalhando na cozinha, na limpeza, na recepção, organização e todas as necessidades do evento. Mais de 140 famílias também abriram as portas de casa para acolher os casais congressistas.
Na Missa de Entrega, Dom Vicente deu as boas-vindas a todos e destacou três virtudes para o êxito do Congresso: sinceridade e testemunho, fé e confiança e por fim, a comunhão.
Tendo como tema “ECC: Evangelizando as famílias a serviço da Paz” e lema “Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes” (Tg 1, 22) as atividades aconteceram no Colégio Divino Salvador, no bairro Vila Arens, e as Missas foram celebradas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em frente à escola. A noite de abertura foi marcada por uma celebração cheia de ânimo, entusiasmo e expectativa, com palavras de boas-vindas de Dom Vicente e Dom Benedito e contou também com a presença do Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
A Alegria do Amor
O final de semana do Congresso foi marcado por atividades intensas. Momentos de oração, de partilha através dos círculos bíblicos, palestras e confraternização permitiram que os participantes alcançassem o objetivo do Evento: Promover, através do ECC, tendo como base a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Alegria do Amor”, fortalecer o testemunho da família cristã, guiada pelo Espírito Santo “a Serviço da Paz”, estimulando os congressistas a serem novos missionários de Jesus, fiéis agentes multiplicadores ao engajamento pastoral.
Desafios
Durante o encontro foi falado sobre os desafios que o ECC enfrenta hoje, que são os desafios da Família Cristã, diante da modernidades, das ideologias e das mídias, sobretudo no que se refere a evangelização dos filhos.
“O ECC tem a missão de levar o Evangelho, levar Cristo a cada casal, a cada coração. O Papa João Paulo II nos dizia que somente o Evangelho é capaz de criar uma cultura de vida, de graça e de paz. Se nós queremos uma sociedade que construa a paz, é necessário a evangelização. O ECC tem sido uma escola muito eficaz nesse sentido, a pedagogia, a riqueza, a beleza têm feito que os casais se tornem discípulos missionários de Jesus. Apesar dos desafios, é um convite a todos nós continuarmos essa missão”, destacou Dom Benedito.
Dom Vicente afirmou que mesmo diante de todos esses desafios, é uma alegria para a Diocese de jundiaí sediar este Congresso: “É uma alegria poder receber um encontro dessa envergadura. O tema é muito bonito, “evangelizando as famílias a serviço da paz”. Vivemos num mundo tão violento, as famílias cada vez mais sendo desafiadas por tanta violência interna na própria família, por fatores externos… Então é uma alegria pra Diocese acolher esses casais, para que possamos cada vez mais ouvir a Palavra, praticar a Palavra de Deus, o projeto de Deus em respeito a família para que trabalhemos cada vez mais na evangelização das famílias a serviço da paz.”
Presente em 46 paróquias da Diocese de Jundiaí, o ECC tem buscado viver aquilo que diz um trecho da oração do Congresso: “Que os esposos seja um para o outro um dom do amor de Cristo e tornem sua convivência familiar uma antecipação das realidades eternas. Que as famílias cristãs testemunhem a alegria do Evangelho nas escolhas próprias de sua missão”.
Crédito (foto): Secretaria do Congresso do ECC – Cláudio Alves
-
6 práticas concretas para viver a Quaresma -
Por que 40 dias de Quaresma? -
Guia para uma boa confissão -
Os benefícios da Eucaristia para a vida interior -
Dicas para formar a espiritualidade na família -
O que é essencial nesta vida? -
“Orar pelos mortos expressa uma profunda comunhão e ajuda recíproca” -
Você conhece o verdadeiro significado da Ave-Maria? -
5 conselhos práticos para uma boa oração com a Bíblia -
Como a Bíblia foi escrita? -
Por que confessar-se? -
Como despertar o valor da Santa Missa nas crianças? -
Saiba o que o Catecismo ensina sobre a Eucaristia -
O que é exatamente a missa e por que preciso ir a ela todo domingo? -
Um guia para ajudar seu filho a descobrir sua vida espiritual -
Boas maneiras que você deve adotar na Missa -
Preciso me confessar antes de voltar à Missa? -
Da Regra de São Bento para todo cristão: os instrumentos das boas obras -
Como amar mais e melhor -
Os 12 frutos do Espírito Santo