Diocese de Jundiaí

Diocese de Jundiaí sedia Congresso Regional do ECC

Diocese de Jundiaí › 13/09/2018

A Diocese de Jundiaí (SP) acolheu entre os dias 7 e 9 de setembro, o 17º Congresso da Região Sul 1 do Encontro de Casais com Cristo (ECC). O evento contou com a participação de 120 casais representantes de 74 dioceses dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como os respectivos presbíteros diretores espirituais e nove bispos convidados, entre eles, Dom Benedito Gonçalves do Santos, Bispo de Presidente Prudente e Assessor Eclesiástico Nacional do ECC.

As atividades começaram na quinta-feira (06/09), com a Missa de Entrega presidida por Dom Vicente Costa, Bispo de Jundiaí, na Catedral Nossa Senhora do Desterro. A celebração foi marcada pelo envio das equipes de trabalho, formadas por 285 casais do ECC de Jundiaí que deram o sim para servir durante o Congresso trabalhando na cozinha, na limpeza, na recepção, organização e todas as necessidades do evento. Mais de 140 famílias também abriram as portas de casa para acolher os casais congressistas.

Na Missa de Entrega, Dom Vicente deu as boas-vindas a todos e destacou três virtudes para o êxito do Congresso: sinceridade e testemunho, fé e confiança e por fim, a comunhão.

Tendo como tema “ECC: Evangelizando as famílias a serviço da Paz” e lema “Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes” (Tg 1, 22) as atividades aconteceram no Colégio Divino Salvador, no bairro Vila Arens, e as Missas foram celebradas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em frente à escola.  A noite de abertura foi marcada por uma celebração cheia de ânimo, entusiasmo e expectativa, com palavras de boas-vindas de Dom Vicente e Dom Benedito e contou também com a presença do Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

A Alegria do Amor

O final de semana do Congresso foi marcado por atividades intensas. Momentos de oração, de partilha através dos círculos bíblicos, palestras e confraternização permitiram que os participantes alcançassem o objetivo do Evento: Promover, através do ECC, tendo como base a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Alegria do Amor”, fortalecer o testemunho da família cristã, guiada pelo Espírito Santo “a Serviço da Paz”, estimulando os congressistas a serem novos missionários de Jesus, fiéis agentes multiplicadores ao engajamento pastoral.

Desafios

Durante o encontro foi falado sobre os desafios que o ECC enfrenta hoje, que são os desafios da Família Cristã, diante da modernidades, das ideologias e das mídias, sobretudo no que se refere a evangelização dos filhos.

O ECC tem a missão de levar o Evangelho, levar Cristo a cada casal, a cada coração. O Papa João Paulo II nos dizia que somente o Evangelho é capaz de criar uma cultura de vida, de graça e de paz. Se nós queremos uma sociedade que construa a paz, é necessário a evangelização. O ECC tem sido uma escola muito eficaz nesse sentido, a pedagogia, a riqueza, a beleza têm feito que os casais se tornem discípulos missionários de Jesus. Apesar dos desafios, é um convite a todos nós continuarmos essa missão”, destacou Dom Benedito.

Dom Vicente afirmou que mesmo diante de todos esses desafios, é uma alegria para a Diocese de jundiaí sediar este Congresso:  “É uma alegria poder receber um encontro dessa envergadura. O tema é muito bonito, “evangelizando as famílias a serviço da paz”. Vivemos num mundo tão violento, as famílias cada vez mais sendo desafiadas  por tanta violência interna na própria família, por fatores externos… Então é uma alegria pra Diocese acolher esses casais, para que possamos cada vez mais ouvir a Palavra, praticar a Palavra de Deus, o projeto de Deus em respeito a família para que trabalhemos cada vez mais na evangelização das famílias a serviço da paz.”

Presente em 46 paróquias da Diocese de Jundiaí, o ECC tem buscado viver aquilo que diz um trecho da oração do Congresso: “Que os esposos seja um para o outro um dom do amor de Cristo e tornem sua convivência familiar uma antecipação das realidades eternas. Que as famílias cristãs testemunhem a alegria do Evangelho nas escolhas próprias de sua missão”.

Crédito (foto): Secretaria do Congresso do ECC – Cláudio Alves

Por Diocese de Jundiaí 

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!