Notícias Gerais

Concerto Mariano homenageia N. S. Aparecida nesta quinta (12)

Católico Digital › 10/10/2017

Em comemoração ao tricentenário de Nossa Senhora Aparecida, a Schola Cantorum de Itu, em parceria com a Igreja do Bom Jesus e a Secretaria Municipal de Cultura de Itu, realiza na próxima quinta-feira, dia 12 de outubro, às 19h30, um Tributo à Virgem Maria na Igreja do Bom Jesus, em Itu (SP). O grupo apresentará obras musicais do “Mês de Maria”, compostas pelo ituano Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) para celebrar a devoção à Virgem Maria.

Composta em 1897 em São Paulo, onde vivia o compositor, o “Mês de Maria”, é um conjunto de melodias devocionais, em língua portuguesa e latim, escrita para solos, duetos e coro. A maioria das obras foi cantada na Igreja do Bom Jesus (Itu), na igreja de Santa Cecília (São Paulo) e na Catedral de Campinas, onde o compositor atuou. As obras seguem o estilo peculiar de Elias Lobo: melodias simples e em harmonia tradicional, o que revela uma singeleza cativante, no conjunto composicional. O precioso caderno manuscrito com as melodias de Elias Lobo foi doado ao Museu da Música em 2014 e as obras restauradas.

O evento será realizado após a Missa Solene pelos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo Padre Adriano Francisco da Silva. Durante o concerto o ator Nilo Pereira fará a declamação de trechos dos “Poemas à Virgem”, escritos por São José de Anchieta, primeira obra poética dedicada a Maria escrita no Brasil. Os poemas foram selecionados do acervo da Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux.

A Schola Cantorum é um grupo de formação em música sacra mantido pelo Instituto Cultural de Itu e tem por regente Paulo Roberto Zeppini.

A Igreja do Bom Jesus (Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus) está localizada à Praça Padre Anchieta, s/n, no Centro, em Itu (SP).

A entrada é gratuita.

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!