Paróquias

Comunidades celebram São Francisco de Assis

Católico Digital › 02/10/2017

Em Itu (SP), a Comunidade São Francisco de Assis, pertencente a Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, celebra o tríduo preparatório em louvor ao padroeiro entre os dias 1 e 3 de outubro, às 19h30, com celebração da Palavra, e no dia 4, às 19h30, a missa solene, seguida de procissão, presidida pelo pároco, Padre Gabriel Vital.

Já em Salto (SP), a Comunidade São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, festeja o padroeiro de 1 a 8 de outubro. A programação conta com tríduo preparatório, quermesse, show de prêmios, cavalgada e tradicional almoço com arroz carreteiro e costelão.

Confira a programação completa:

1 de outubro (domingo)
8h: Missa (Padre Antonio Marques Soares)

2 de outubro (2ª feira)
19h30: Missa (Padre Silvio Andrei Rodrigues)

3 de outubro (3ª feira)
19h30: Missa (Padre Adriano Francisco da Silva)

4 de outubro (4ª feira)
19h30: Missa do Padroeiro (Padre Ivan de Oliveira – Pároco)

7 de outubro (sábado)
18h: Show de Prêmios e Tradicional Quermesse

8 de outubro (domingo)
10h: Cavalgada (saída da Avenida dos Imigrantes até a igreja)
11h: Benção dos Animais
12h: Tradicional almoço com música ao vivo (arroz carreteiro, costelão, churrasco, pastel e doces)

Endereços:

Comunidade São Francisco de Assis, Rua Anésio Bernardes, s/n, Vila Progresso, Itu (SP).
Comunidade São Francisco de Assis, Rua Rui Barbosa, 1750, Centro, Salto (SP).

São Francisco de Assis

Francisco Bernardone nasceu numa rica família na cidade de Assis em 1182. Alegre, jovial, simpático, era mais chegado às festas, ostentando um ar de príncipe que encantava. Mas, mesmo dado às frivolidades dos eventos sociais, manteve em toda a juventude profunda solidariedade com os pobres.

Francisco logo percebeu não ser aquela a vida que almejava. Chegou a lutar numa guerra, mas o coração o chamava à religião. Um dia, despojou-se de todos os bens, até das roupas que usava no momento, entregando-as ao pai revoltado. Passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres. Tinha vinte e cinco anos e seu gesto marcou o cristianismo.

A partir daí viveu na mais completa miséria. Fundou em 1209 a Primeira Ordem dos frades franciscanos, fixando residência com seus jovens companheiros numa casa pobre e abandonada. Pregava a humildade total e absoluta e o amor aos pássaros e à natureza. Foi a imagem do Cristo no segundo século da igreja.

Hoje, seu exemplo muito frutificou. Fundador de diversas Ordens, seus seguidores ainda são respeitados e imitados. Franciscanos, capuchinhos, conventuais, terceiros e outros são sempre recebidos com carinho e afeto pelo povo de qualquer parte do mundo.

Morreu 04 de outubro de 1226, com quarenta e quatro anos. De todos os santos da Igreja, Francisco é certamente um dos mais amados e conhecidos.

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!