Diocese de Jundiaí

Ano Nacional do Laicato é inaugurado na Diocese

Diocese de Jundiaí › 27/11/2017

No último domingo (26/11), a Solenidade de Cristo Rei, marcou a abertura do Ano Nacional do Laicato nas Dioceses do Brasil. Na Diocese de Jundiaí, a cerimônia de abertura aconteceu no Centro de Evangelização Arca da Aliança Mãe da Divina Providência, em Várzea Paulista (SP), e reuniu milhares de fiéis católicos vindos de toda parte do território diocesano. Este Ano, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo “celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, e testemunhar Jesus Cristo na sociedade”.

Na ocasião, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, deu por encerrado o Ano Missionário Diocesano, que foi parte da programação do ano Jubilar da Diocese de Jundiaí.

Dom Vicente ressaltou a importância dos cristãos leigos na Igreja e no mundo; os cristãos são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, são chamados a compreender a sua participação na missão de Cristo; convidados a pensar, como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, especialmente durante este ano que se inicia.

Uma síntese do Documento 105 da CNBB – “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, foi apresentada padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. Dom Vicente enfatizou a necessidade de todo cristão conhecer e estudar o Documento.

Ao longo do dia, representantes das 11 Regiões Pastorais apresentaram um resumo das Semanas Missionárias Paroquiais por meio de fotos, vídeos e testemunhos. E durante a Reza do Santo Terço, fiéis leigos e missionários que participaram das Santas Missões Populares testemunharam a experiência que tiveram.

Dois projetos missionários foram apresentados, o do Regional Sul 1 da CNBB (Sul 1 – Norte 1), que envia presbíteros e leigos missionários para a região Norte do Brasil, e outro que envia missionários para o continente africano, ambos já em 2018. A Diocese de Jundiaí enviará para a Missão, o padre Adeilson Rodrigues dos Santos, atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Campo Limpo Paulista (SP), e o diácono Paulo Morais de Oliveira, junto com a esposa Vera, para missão Amazônia. E o padre Adriano Ferreira Rodrigues, atual administrador paroquial da Paróquia São João Batista, em Itu (SP), que irá para a cidade de Metoro, em Moçambique, na África.

Na Missa de Encerramento, presidida por Dom Vicente e concelebrada pelos presbíteros do clero diocesano, o Bispo agradeceu a todos pela missão vivenciada nas paróquias, na diocese, e principalmente na sociedade.

Por Diocese de Jundiaí

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!