Notícias Gerais

49º Semana Padre Bento ocorre de 10 a 16 de setembro em Itu

Católico Digital › 30/08/2018

A Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro promove de 10 a 16 de setembro a 49º Semana Padre Bento Dias Pacheco, em comemoração aos 199 anos do nascimento do Servo de Deus.

Confira a programação completa:

10 de setembro (2ª feira)
19h: Oração do Terço
19h30: Missa (Pe. Gabriel Vital)

11 de setembro (3ª feira)
19h: Oração do Terço
19h30: Missa (Pe. Fernando Augusto Meira)

12 de setembro (4ª feira)
19h: Oração do Terço
19h30: Missa (Pe. Júlio Freitas Alves)

13 de setembro (5ª feira)
19h: Oração do Terço
19h30: Missa (Pe. Antônio Ferreira)

14 de setembro (6ª feira)
7h: Missa (Pe. Gabriel Vital)
19h: Entrega da medalha Padre Bento na Câmara Municipal de Itu: Pe. Gabriel Vital (homenageado)

15 de setembro (sábado)
18h: Oração do Terço
18h30: Missa (Pe. Gabriel Vital)
(Missa em comemoração aos 12 anos da Dedicação da Igreja Matriz Senhor do Horto e São Lázaro)

16 de setembro (domingo)
9h: Oração do Terço
9h30: Missa e Sacramento da Crisma (Dom Vicente Costa e Pe. Gabriel Vital)
(Missa pelos 199 anos do nascimento de Padre Bento Dias Pacheco)

A Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro está localizada à Praça Padre Bento Dias Pacheco, s/n, na Vila Padre Bento, em Itu (SP).

Mais informações pelo telefone (11) 4022-3841.

Padre Bento Dias Pacheco

O Servo de Deus Padre Bento Dias Pacheco nasceu em 17 de setembro de 1819, na Fazenda da Ponte, situada na comarca de Itu (SP). Por conta da abundância de recursos financeiros, a família incentivava-o aos estudos, desejando que se tornasse doutor. Bento Dias Pacheco, entretanto, optou pelo sacerdócio, ordenando-se padre em 1840.

A sua maneira de tratar os escravos da região despertou a atenção das autoridades da comarca, que lhe convidaram para assumir o cargo de capelão do Hospital dos Lázaros. O convite foi formulado duas vezes, e por duas vezes Padre Bento recusou a distinção, por conta do medo e do preconceito que existia à época em relação aos portadores da hanseníase.

Contudo, em 1869, Padre Bento decidiu se dedicar integralmente aos portadores do mal de Hansen, operando uma transformação profunda em sua vida. Vendeu todos os seus bens e distribuiu o dinheiro obtido aos pobres da região. Despediu-se de parentes e amigos, e passou a morar na Chácara da Piedade, em Itu (SP), local em que eram segregados os portadores da hanseníase, vítimas tanto da gravidade da moléstia quanto do radical preconceito e repulsa da sociedade.

Por 42 anos, Padre Bento dedicou-se a cuidar desses doentes dia e noite, amparando-os material e espiritualmente, sem que desenvolvesse a doença.

O trabalho incessante de Padre Bento em prol desses necessitados perdurou, sem interrupções, até o seu falecimento, em 6 de março de 1911, na mesma chácara em que morou por quarenta e dois anos. Hoje, seu túmulo encontra-se no interior da igreja matriz da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, no bairro que leva o seu nome.

Oração pela Canonização do Servo de Deus

Senhor, que distinguistes o vosso servo Bento Dias Pacheco especialmente por sua caridade, colocada durante longos anos a serviço dos hansenianos, na cidade de Itu, e que à semelhança do vosso Divino Filho, o fizestes acima de tudo um servidor dos seus irmãos, ouvi a nossa prece. Fazei que a Igreja reconhecendo os seus méritos, possa declará-lo santo, permitindo que, quanto antes, seja elevado à glória dos altares. Por sua intercessão peço-vos a graça de que tanto necessito (faz-se o pedido). Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Array

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!