-

O Exercício Espiritual da Via Sacra -

Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas? -

Quaresma, tempo de jejum e penitência -

O que a Igreja orienta sobre o jejum e abstinência de carne? -

Confira os dias e locais de Confissões em preparação para o Natal -

7 meios espirituais para aproveitar ao máximo o Advento -

Por que os anos litúrgicos são divididos em A, B e C? -

5 pensamentos do Papa Francisco sobre Vocação -

Maria: o segredo das famílias santas -

Dez destinos no mundo para o peregrino católico -

Confira os dias e locais de Confissões em preparação para a Páscoa -

Confira os horários das Celebrações de Quarta-feira de Cinzas -

Papa: o cristão é como São José, deve proteger -

Um novo ano começou e quais são seus planos, sonhos e metas? -

Confira os horários das Celebrações de Natal e Ano Novo -

Por que celebramos, na Igreja, a Festa de Cristo Rei? -

Fomos criados no tempo para sermos eternos -

10 razões para amar e honrar a Virgem Maria -

A Eucaristia e a Missão -

Papa: voltem à Missa, a Eucaristia é real, não virtual

Latrêutico, eucarístico, propiciatório e impetratório: entenda-os para viver ainda mais profundamente a maravilha que é uma missa!
Adoração
Este é o fim latrêutico da Santa Missa. Do grego “latría”, quer dizer precisamente adoração, louvor a Deus em reconhecimento da Sua Divindade, louvor a Deus por ser Deus, mas não apenas de modo “genérico”, do jeito que se pode louvar a Deus em qualquer local e momento, mas sim com a consciência de que, na Santa Missa, Deus está presente real e fisicamente na Eucaristia, que é o Seu Corpo e Sangue entregues por amor a nós a fim de nos salvar do pecado e da morte.
Ação de graças
É o próprio significado da palavra “Eucaristia”, que vem do grego e quer dizer “agradecimento”. Este é o fim eucarístico da Santa Missa: agradecer, dar graças! A Santa Missa é Eucaristia, é agradecimento, é ação de graças a Deus por tudo o que recebemos dele – principalmente por recebermos a Ele próprio! Deus mesmo nos deu o dom de lhe agradecer dignamente ao tornar possível que, na Missa, lhe ofereçamos ninguém menos que o próprio Jesus Cristo em ação de graças!
Reparação
Também chamada propiciação ou expiação, é o fim propiciatório da Santa Missa: trata-se do ato de reparar o sofrimento que causamos a Deus quando, com nossos pecados, nos afastamos voluntariamente do Seu Amor. Só Jesus Cristo pode expiar condignamente, pelo Seu Sacrifício, as ofensas feitas a Deus. A Missa é sacrifício expiatório porque torna presente, na Eucaristia, o próprio Cristo em estado de vítima, com o Seu Corpo entregue por nós e o Seu Sangue derramado para nos lavar dos nossos pecados. “Este é o meu Sangue, que será derramado por muitos para a remissão dos pecados” (cf. Mt 26, 28).
Petição
Também chamada impetração, é o ato de rogar a Deus e lhe apresentar as nossas súplicas e preces. Este é o fim impetratório da Santa Missa. Jesus Cristo vive e intercede por nós, apresentando ao Pai a sua Paixão. Se já temos a promessa firme de alcançar tudo o que pedimos a Deus em nome de Jesus (cfr. Jo 16, 23), muito maior deve ser a nossa confiança se oferecemos a Deus o Seu próprio Filho que nos ama! Além de ser a prece de Cristo mesmo, a Santa Missa também é prece da Igreja, que une as suas súplicas às dele.
Por Aleteia
-

6 práticas concretas para viver a Quaresma -

Por que 40 dias de Quaresma? -

Guia para uma boa confissão -

Os benefícios da Eucaristia para a vida interior -

Dicas para formar a espiritualidade na família -

O que é essencial nesta vida? -

“Orar pelos mortos expressa uma profunda comunhão e ajuda recíproca” -

Você conhece o verdadeiro significado da Ave-Maria? -

5 conselhos práticos para uma boa oração com a Bíblia -

Como a Bíblia foi escrita? -

Por que confessar-se? -

Como despertar o valor da Santa Missa nas crianças? -

Saiba o que o Catecismo ensina sobre a Eucaristia -

O que é exatamente a missa e por que preciso ir a ela todo domingo? -

Um guia para ajudar seu filho a descobrir sua vida espiritual -

Boas maneiras que você deve adotar na Missa -

Preciso me confessar antes de voltar à Missa? -

Da Regra de São Bento para todo cristão: os instrumentos das boas obras -

Como amar mais e melhor -

Os 12 frutos do Espírito Santo


