Paróquias

Comunidades celebram Santo Expedito de 25 a 28 de abril

Católico Digital › 22/04/2019

Invocado como o Santo das causas urgentes, Santo Expedito é festejado de 25 a 28 de abril em duas comunidades em Itu (SP) .

Comunidade Santo Expedito, pertencente a Paróquia São Cristóvão, celebra seu padroeiro com tríduo festivo entre os dias 25 e 27 de abril e procissão de cavaleiros no domingo (28), além da tradicional quermesse nos dias 27 e 28 de abril.

Confira a programação completa:

25/04 (5ª feira) – 1º Dia do Tríduo 
19h30: Missa (Frei Antonio Bento)

26/04 (6ª feira) – 2º Dia do Tríduo 
19h30: Missa (Pe. Robinson Adolfo Veronezze)

27/04 (sábado) – 3º Dia do Tríduo
19h: Missa (Pe. Onofre Teodoro de Souza)
20h: Quermesse
20h30: Show com a banda Sequência do Forró

28/04 (domingo)
9h: Procissão de cavaleiros (saindo da Praça da Vila Rica em sentido à Capela Santo Expedito)
10h15: Chegada da procissão com a bênção
11h: Missa (Pe. Onofre Teodoro de Souza)
12h30: Quermesse
13h30: Show com a dupla Pedro Henrique & Renato

A Capela Santo Expedito está localizada à Estrada Municipal 163, Taperinha, em Itu (SP), próximo ao bairro do Jacuhu.

Já a Comunidade São Benedito, pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, festeja Santo Expedito com missas e quermesse nos dias 27 e 28 de abril, com barracas de pastel, cuscuz, lanches, pizza, bebidas, pescaria e sorteio de prendas. A procissão ocorre no domingo (28), após a missa das 17h.

Confira a programação completa:

27/04 (sábado)
15h: Missa da Saúde
16h: Início da Quermesse
19h: Missa Festiva

28/04 (domingo)
10h: Quermesse
11h: Missa Festiva
17h: Missa seguida de procissão

A Comunidade São Benedito está localizada à Rua Santa Cruz, nº 600, no Centro, em Itu (SP).

Santo Expedito

Expedito, era chefe da Legião Romana numa das províncias romanas da Armênia. Ocupava esse alto posto porque, o imperador Diocleciano, tinha-se mostrado, no começo de seu reinado, favorável aos cristãos, confiando-lhes postos importantes na administração e no exército.

Santo Expedito estava à frente de uma das mais gloriosas legiões, encarregada de guardar as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos.

“Expedito” ficou sendo o nome do chefe, apelido dado por exprimir perfeitamente o traço dominante de seu caráter: a presteza e a prontidão com que agia e se portava então, no cumprimento de seu dever de estado e, também, na defesa da religião que professava. Era assim que os romanos davam frequentemente a certas pessoas um apelido, que designava um traço de seu caráter.

Desse modo, Expedito designa, o chefe Legião Romana, martirizado com seus companheiros no dia 19 de abril de 303, sob as ordens do imperador Diocleciano. Seu nome, qualquer que seja a origem de sua significação, é suficiente para ser reconhecido no mundo cristão, pois condiz, com a generosidade e com o ardor de seu caráter, que fizeram desse militar um mártir.

Desde seu martírio, Expedito tem se revelado um santo que continua atraindo devotos em todo o mundo. Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito também é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes.

Conta-se que, assim que resolveu se converter, uma tentação se manifestou em forma de corvo. O animal gritava “Crás! Crás!”, que significa em latim “Amanhã! Amanhã!”. O que se esperava era que ele adiasse o batismo, mas Expedito teria pisoteado o corvo e gritado, de volta: “Hodie! Hodie!”, ou seja “Hoje! Hoje!”. E assim agiu.

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!