Curiosidades

Você sabe como surgiu o “pão de Santo Antônio”?

Aleteia › 13/06/2018

Um milagre deu origem a esta tradição

Todos os dias 13 do mês de junho, dia de Santo Antônio, muitas igrejas costumam repartir pequenos pães bentos entre os fiéis. Mas você sabe como nasceu esta tradição? Trata-se de um dos tantos milagres do santo, o “milagre de Tomazinho”.

O milagre

Certo dia, Tomazinho (um lindo bebê de 20 meses) estava brincando sozinho. Quando a mãe dele foi chamá-lo, encontrou-0 sem vida, afogado em uma vasilha com água. Desesperada, ela invocou a ajuda de Santo Antônio. Na oração, fez uma promessa: se conseguisse a graça de ter seu filho vivo novamente, ela daria aos pobres a quantidade de pão proporcional ao peso do bebê.

O menino “acordou” milagrosamente e deu vida à tradição. Hoje em dia, muitos fiéis costumam fazer os pães e levá-los para serem abençoados na Missa. Depois, fazem a distribuição para amigos e familiares em sinal de agradecimento ou em forma de um pedido especial a Santo Antônio.

A receita

O pão de Santo Antônio é simples de fazer. Hoje, trazemos a receita que foi gentilmente cedida pelos antonianos.

Ingredientes:

600 g de farinha
250 ml de leite
80 g de açúcar
50 ml de óleo
1 ovo
um pouco de rum
20 g de levedura de cerveja
uma pitada de sal
1 gema para pincelar os pãezinhos
3 colheres de açúcar para a cobertura.

Modo de preparo:

Prepare a massa em um recipiente, juntando a farinha, o leite, o açúcar, o óleo, a levedura, o rum e o sal. Mexa tudo muito bem. Divida a massa em 24 pãezinhos e coloque-os para descansar por uma hora.

Passado esse tempo, pincele os pãezinhos com a gema misturada a uma colher de leite. Leve ao forno por 20 minutos à temperatura de 180 graus.

Depois de assados, pincelar os pães com um melado de açúcar e água.

(Fontes: santantonio.organtoniano.it)

Por Aleteia

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!