Igreja no Brasil

Mais de 12,6 milhões de peregrinos passaram pelo Santuário Nacional de Aparecida em 2018

ACI Digital › 07/01/2019

O ano de 2018 foi o segundo com maior número de peregrinos no Santuário Nacional de Aparecida, tendo sido registrado uma cifra de mais de 12,6 milhões de pessoas, número que fica atrás apenas de 2017, quando foi celebrado o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil.

“Em 2017, tivemos um movimento maior em virtude das celebrações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora. Mas, mesmo assim, este número é muito além do que aquilo que recebíamos até 2016, o que significa que houve um crescimento de pelo menos 500 mil fiéis em relação aos anos anteriores ao tricentenário”, observou o reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida.

Os números de 2018 foram apenas 400 mil a menos do que em 2017 e, de acordo com a administração do Santuário, outros fatores também contribuíram para esse resultado.

Conforme recordou Pe. João Batista, “no primeiro semestre, tivemos a greve dos caminhoneiros que afetou a distribuição de combustíveis e a manutenção da rede hoteleira”. Além disso, houve “a Copa do Mundo e o primeiro e segundo turnos das eleições, que seguramente cooperaram para este número um pouco menor”.

O mês mais movimentado do ano foi setembro, quando mais de 1,4 milhão de fiéis passou pelo Santuário, representando um aumento de quase 100 mil peregrinos em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, o mês de menor visitação ao Santuário foi fevereiro, com o registro de cerca de 760 mil devotos. Mesmo assim, este dado representou um aumento de quase 45 mil pessoas em relação a 2017.

Segundo o Santuário mariano, o crescimento no segundo mês do ano pode ser explicado devido à presença de grandes peregrinações, que aproveitam o período menos movimentado para realizar suas atividades. Entre essas, cita-se apor exemplo a Romaria do Terço dos Homens, em 17 de fevereiro, que foi maior grupo registrado no último ano, batendo recorde de participantes, com mais de 70 mil homens.

Entretanto, foi em novembro que o Santuário acolheu maior público do ano em dias únicos. O dia 10 deste mês foi o mais movimentado de 2018, quando quase 173 mil pessoas marcaram presença no maior templo mariano do mundo. Já o segundo dia mais movimentado do último ano foi 25 do mesmo mês, com a presença de quase 164 mil pessoas.

Quanto ao dia 12 de outubro, quando é celebrada a Padroeira do Brasil, este foi o terceiro dia mais movimentado de 2018 no Santuário. Na data, foram contabilizados cerca de 160 mil romeiros, que participaram das celebrações em honra a Nossa Senhora Aparecida.

O Santuário assinala ainda que os indicadores contribuíram ainda para que o maior fluxo de pessoas no período fosse registrado no segundo semestre. Mais de 63% da cifra anual foi contabilizada apenas neste período.

Por ACI Digital

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!