Diocese de Jundiaí

Comunidade Totus Tuus comemora 20 anos

Católico Digital › 31/10/2018

No último domingo, dia 28 de outubro, a Comunidade Totus Tuus celebrou 20 anos de existência, em Itu (SP). A comemoração contou com Missa em Ação de Graças, às 9h, presidida pelo Pe. Enéas de Camargo Bête, seguida de almoço na sede da comunidade.

Durante a homilia, Pe. Enéas recordou a trajetória da Comunidade Totus Tuus e agradeceu a todos que ajudaram desde o início, tanto com orações quanto com doações materiais. Refletindo a liturgia do 30º Domingo do Tempo Comum, recordou também como é importante pedir como o cego e mendigo do Evangelho: “Senhor, que eu veja!” para poder crescer na fé e no amor à Deus, principalmente alicerçado no amor à Eucaristia e aos pobres.

História

Com a missão de servir a Jesus Chagado no pobre de rua, a Comunidade Totus Tuus nasceu em outubro de 1998, quando jovens da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, reuniram-se para formar uma comunidade com o objetivo de aprofundarem-se na oração, na troca de experiências, na vivência da fé e no estudo bíblico.

Desde o princípio foi escolhido como Patrono o Papa João Paulo II e o nome da Comunidade foi inspirado no lema de seu pontificado: “Totus Tuus Mariae”, expressão em latim que significa “Todo Teu”, “Todo de Maria”.

Durante um ano, os jovens realizaram reuniões semanais, aos sábados, para rezar o Terço do Rosário e estudar a Palavra de Deus. Em 1999, resolveram colocar em prática a fé com alguma obra concreta e em oração perguntavam a Deus qual seria o carisma da comunidade. Foi quando, inspirados pelo exemplo de São Francisco de Assis e por seu amor aos pobres, os jovens da Comunidade Totus Tuus resolveram adotar como missão o atendimento aos moradores de rua e andarilhos da cidade de Itu (SP).

A primeira atividade da Comunidade foi o chamado “Sopão”, distribuindo marmitas com alimentos aos mendigos espalhados em diversos pontos da cidade. A princípio, o Sopão era realizado uma vez por semana. Contando com o apoio da sociedade e de vários sacerdotes de Itu, o trabalho da Totus Tuus foi perseverando e aos poucos sendo reconhecido por todos.

Em 2003, nasceu a Casa Nova Esperança, um amplo galpão na Avenida Caetano Ruggieri, onde se concentrou a preparação e distribuição de almoço e janta, diariamente. Além disso, graças às doações, a comunidade começou a doar roupas, agasalhos, sapatos e remédios aos moradores de rua.

O atendimento nesse galpão ocorreu até junho de 2005, quando teve início um novo sonho, a Chácara Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, onde se encontra hoje a atual sede da comunidade, localizada à Rua Cleto Fanchini, nº 240, na Vila Cleto, em Itu (SP).

Nela, os moradores de rua que tem interesse em se reintegrar à sociedade são acolhidos e encontram não só um abrigo, mas a esperança de possuírem novamente uma vida digna, através da ajuda material e espiritual.

Atualidade

Hoje, a Chácara Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento conta com 18 irmãos residentes, que realizam atividades diárias como a organização e manutenção da casa, além da prestação de serviços à comunidade em geral.

A doação de marmitas na rua não foi esquecida. Atualmente são entregues cerca de 40 marmitas, de segunda a sábado, no horário do almoço, em pontos estabelecidos da cidade, totalizando cerca de 1.000 refeições por mês. Essas refeições são preparadas por voluntários que cozinham na sede da comunidade e dessa forma também ajudam na recuperação e integração dos moradores.

O acompanhamento espiritual dos irmãos acolhidos é feito pelo Pe. Enéas de Camargo Bête, que é o Diretor Espiritual da entidade.

Doações

A Comunidade Totus Tuus é mantida apenas com doações e a principal necessidade são de alimentos, principalmente carnes, para compor as refeições dos irmãos.

Para arrecadar recursos, a comunidade realiza também um bazar permanente, aberto à população, de segunda a sábado, onde são vendidos a preços populares roupas, sapatos, brinquedos, móveis, utensílios domésticos, entre outros itens em boas condições que são doados à comunidade.

Os interessados em ajudar com doações ou como voluntário podem entrar em contato pelo telefone (11) 4023-1579 e falar com Sônia ou Valdomiro Bête.

A Comunidade Totus Tuus está localizada à Rua Cleto Fanchini, nº 240, na Vila Cleto, em Itu (SP).

Créditos (fotos): Helena Zanoni / Comunidade Totus Tuus

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!