Igreja no Brasil

CNBB apoia projeto para fortalecer as Redes Católicas de Educação

Canção Nova › 13/12/2018

Projeto “Redes em Rede – juntos pela Educação Católica” visa fortalecer a Educação Católica e suas diversas redes católicas de ensino

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) juntamente com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) está dialogando com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) para a criação do projeto “Redes em Rede – juntos pela Educação Católica” que tem como finalidade o fortalecimento da Educação Católica e suas diversas redes católicas de ensino no Brasil.

“A missão da escola católica é evangelizar. Significa anunciar aquelas verdades que Jesus nos trouxe: o bem, a verdade, a fraternidade, a conivência, a solidariedade, o amor”, destaca o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

A crise no Brasil afetou diversos seguimentos da sociedade e as escolas católicas também sentiram esse impacto. Daí surgiu o “Redes em Rede – juntos pela Educação Católica”.

“O projeto surgiu a partir da análise do cenário educacional atual, que demonstra a necessidade de um trabalho e ação coletiva das Instituições Católicas neste âmbito e nos outros diversos temas que perpassam a Igreja Católica, com a perspectiva de uma ação a partir do Evangelho”, explica o secretário executivo da ANEC, James Pinheiro dos Santos.

Atualmente, a entidade representa cerca de 430 mantenedoras, 2 mil escolas, 130 instituições de ensino superior e 100 obras sociais, totalizando 2,5 milhões de alunos e aproximadamente 100 mil professores e funcionários representados. Essa frente pode dar ao projeto Redes em Rede um corpo sólido seja no fortalecimento das instituições nos cenários educacional, social, eclesial e cultural, seja na fortificação das redes já existentes e das pequenas Instituições.

Para Dom Leonardo, as escolas católicas para poderem realizar plenamente a missão não podem fazer de forma isolada, mas servir como Igreja.

“Há a necessidade de trabalhar em rede. Esse apoio mútuo seja na administração, seja elaboração de material didático, na ajuda mútua para podermos ser presença evangelizadora na sociedade brasileira”, finaliza.

A exposição do projeto será feita na reunião do Conselho Permanente da CNBB, em março de 2019.

Por Canção Nova, com CNBB

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!