Estilo de Vida

A crise de abastecimento exime um fiel de cumprir o preceito da Missa dominical?

Aleteia › 30/05/2018

O Pe. José Eduardo responde via Facebook aos muitos fiéis católicos que manifestaram esta dúvida no final de semana

Pergunta: Por causa da crise de abastecimento, se o fiel estiver impossibilitado de deslocar-se, está dispensado do preceito dominical?

Esta dúvida, manifestada por muitos fiéis católicos neste fim de semana, é respondida pelo Pe. José Eduardo em seu perfil no Facebook:

Respondo dizendo que as pessoas que, por causa da crise do abastecimento, não tiverem condições razoáveis de chegar a uma Igreja para a Missa dominical, por este fato mesmo, isto é, pela impossibilidade, estão dispensadas da assistência à Santa Missa, mas são exortadas a dedicarem um tempo à oração (Cf. Código de Direito Canônico, c. 1248 § 1). Pelo mesmo motivo, não incorrem em pecado.

[Adendo] A dispensa da Igreja alcança o fiel que tivesse de percorrer à pé grandes distâncias, que não possuísse algum meio de transporte necessário ou que passasse por algum perigo real no trajeto — nas áreas urbanas, quase sempre há uma Igreja Católica por perto. Porém, estimula-se o fiel à generosidade que, neste caso, será ainda mais meritória, dada sobretudo a importância fundamental da Santa Missa aos domingos.

Por Aleteia

Comentários

*O Católico Digital não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias do Católico Digital diretamente em seu e-mail!